Acesso Restrito

Lazer, socialização, desenvolvimento de habilidades e melhora da saúde e do bem-estar são apenas alguns dos benefícios que o esporte na escola pode proporcionar para os alunos de diferentes idades. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma hora por dia de atividade motora para crianças e adolescentes, entre brincadeiras e esportes.

Entretanto, é imprescindível que a instituição de ensino não se preocupe apenas em oferecer uma extensa gama de modalidades esportivas. A escola também deve associar as atividades físicas ao projeto pedagógico da instituição, que deve ter como objetivo a formação integral do aluno. Ou seja, deve visar seu desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico.

Foi pensando nisso que elaboramos este conteúdo. Nos próximos tópicos, você irá descobrir qual a importância do esporte na escola e de sua integração com o projeto pedagógico. Além disso, você também verá os benefícios que as atividades esportivas podem gerar para as crianças e adolescentes. Não perca!

Importância do esporte na escola e sua integração com o projeto pedagógico

O esporte é um fenômeno cultural bastante amplo, que pode se manifestar de diversas formas. Existem várias modalidades esportivas, a exemplo de lutas, danças, futebol e ginástica. Além disso, a prática esportiva também pode contar com diferentes objetivos. Ela tanto pode ser realizada com o objetivo de atingir o alto desempenho quanto como forma de lazer e condicionamento físico.

Isso significa que o esporte na escola não tem como propósito, necessariamente, a formação de atletas, ainda que isso possa acontecer. A prática de atividades físicas no ambiente escolar também vai muito além do incentivo à uma vida mais saudável. Ela se relaciona com a formação integral de crianças e adolescentes.

Ao praticar esportes na escola, os indivíduos de diferentes idades podem desenvolver habilidades físicas, funções cognitivas e competências socioemocionais. Além disso, as aulas de esportes podem transmitir importantes valores para a formação cidadã dos alunos.

Todas essas características são muito importantes não apenas para a vida profissional dos alunos, mas também para o âmbito pessoal. Para isso se tornar possível, entretanto, é necessário que a instituição de ensino valorize o esporte como parte integrante do seu projeto pedagógico.

Não basta que a escola ofereça diferentes tipos de modalidades esportivas, a exemplo de danças e lutas. É preciso que a instituição associe as atividades físicas com os objetivos que ela pretende proporcionar aos seus estudantes. Se a formação integral faz parte do projeto pedagógico, por exemplo, as aulas de esportes devem proporcionar isso, indo além dos aspectos físicos da prática.

Na hora de escolher uma instituição de ensino para seus filhos, portanto, é importante que pais e responsáveis considerem esse aspecto na avaliação. Dessa forma, podem aproveitar o esporte na escola como mais uma ação importante para a formação de seus filhos.

Benefícios do esporte na escola para crianças e adolescentes

Até aqui, você viu a importância do esporte na escola e do alinhamento das atividades físicas com o projeto pedagógico da instituição. A seguir, apresentamos os benefícios da prática esportiva para a qualidade de vida, a socialização e até mesmo o desempenho escolar de crianças e adolescentes.

No âmbito individual, o esporte na escola auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades e competências. Autoconhecimento, autoestima, autoconfiança e desenvolvimento motor são algumas delas. Os alunos também aprender a se comunicar e se expressar melhor, assim como descobrem formas de lidar com adversidades.

Além disso, a prática esportiva também permite que os alunos se tornem mais atentos e concentrados e tenham mais disciplina e responsabilidade. É por isso que estudantes que praticam esporte na escola melhoram o processo cognitivo e têm melhor desempenho escolar, como apontou a pesquisa Escolas Ativas.

Outro benefício da prática de atividades físicas na escola se relaciona com a saúde. O número de crianças e adolescentes obesos cresceu dez vezes no Brasil nos últimos anos. A obesidade pode resultar em doenças como hipertensão, diabetes e excesso de colesterol. O esporte na escola é uma importante ferramenta para combater esses problemas.

Da mesma forma, a prática de atividades físicas também ajuda a melhorar a flexibilidade, a coordenação motora e a função cardiorrespiratória, entre outras funções corporais, além de ajudar na redução do estresse e da ansiedade.

Ao praticar esportes na escola, os alunos também desenvolvem habilidades sociais, como a capacidade de trabalhar em equipe, liderar e cooperar. A prática também permitem que os alunos tenham a sensação de pertencer a um grupo, o que importante para todo ser humano.

Neste post, você descobriu a importância do esporte na escola. Desenvolvimento de competências socioemocionais, redução do colesterol e melhor desempenho na escola são apenas alguns dos vários benefícios que as atividades físicas podem proporcionar para crianças e adolescentes. Para alcançar as vantagens da prática, entretanto, é fundamental que a escola integre as atividades esportivas com o projeto pedagógico da instituição.

Gostou desse conteúdo? Então conheça as modalidades esportivas do Villa, que estão totalmente integradas ao projeto pedagógico da instituição!