Acesso Restrito

Muito se fala em formar jovens empreendedores, mas já parou para pensar que ensinar empreendedorismo para crianças também é importante e pode refletir de maneira positiva na vida adulta? Nunca é cedo demais para estimular essa qualidade!

O empreendedorismo não é somente ter boas ideias, trabalhar e lucrar com elas. É uma forma diferente de encarar as situações da vida. Por isso, as crianças podem, sim, aprender desde cedo.

O incentivo pode vir de casa e também da escola. O importante é que seu filho aprenda desde a infância a encarar a vida com os seus desafios e oportunidades. Com certeza, isso fará com que ele se torne um adulto mais ativo e dinâmico.

Se você deseja que seu filho desenvolva competências necessárias para o futuro, não perca este post que elaboramos especialmente para você! Vamos falar sobre como ensinar empreendedorismo para crianças, os benefícios para os pequenos e como o empreendedorismo pode ser desenvolvido na escola. Confira!

Como ensinar empreendedorismo para crianças

Crianças são cheia de imaginação e criatividade. O universo lúdico em que elas vivem é um ótimo aliado para despertar noções de empreendedorismo logo cedo.

Em um primeiro momento, pode parecer difícil conversar sobre o assunto, ainda mais com uma criança. Mas utilizando as estratégias corretas, o diálogo flui. Então, vamos às dicas de como abordar o empreendedorismo com os pequenos:

Converse sobre empreendedorismo

O diálogo é sempre a melhor opção para ensinar qualquer coisa. Converse de maneira simples e dê exemplos sobre como agir em determinadas situações. Dê também exemplos negativos, porque aprender com os erros é importante.

Estimule a chuva de ideias

O brainstorm é um ótimo aliado da criatividade. Boas ideias também surgem de pensamentos, a princípio, desconexos ou sem sentido. Nunca limite a criatividade nem os sonhos dos seus filhos.

Oriente sobre a melhor forma de executar uma ideia

A criança é cheia de ideias e sonhos. Ajude-a a colocar tudo no papel (ou tablet!) e a planejar a melhor maneira de viabilizar o que pensou. Esse é um bom momento para ensiná-la a ter foco em alcançar objetivos.

Apoie diante das falhas

Apoiar o sucesso é muito importante, mas mais essencial é ensinar os filhos a lidar com as falhas e os fracassos. Mostre que as oportunidades podem surgir de ideias que deram errado. Manter o otimismo e não ficar sem ação é uma característica de bons empreendedores.

Dê recompensas

Ao invés de mesada, uma boa estratégia é dar recompensas para tarefas cumpridas. Isso contribui para que a criança aprenda o valor do trabalho e também do dinheiro. Dar um feedback sobre o trabalho realizado também é importante para que a criança possa sempre buscar o aprimoramento.

Benefícios do empreendedorismo para crianças

Só há pontos positivos na vivência do empreendedorismo para crianças. A criança aprende valores que são importantes para a formação de um adulto bem-sucedido e realizado no futuro, além de torná-la mais capacitada para o exercício da cidadania.

Dentre os principais benefícios do empreendedorismo para crianças, estão:

Empreendedorismo para crianças na escola

Além dos incentivos e exemplos dentro de casa, a escola é um dos ambientes mais propícios para despertar a veia empreendedora nas crianças. É no espaço escolar que os pequenos têm que lidar com situações difíceis, desafiadoras e sem os pais por perto para ajudar.

A rotina de sala de aula já é, por si só, uma ótima maneira para a criança se familiarizar com disciplina e hierarquia. Mas uma boa escola também é capaz de promover habilidades e competências para que os pequenos encontrem novos caminhos e soluções para as dificuldades que enfrentam.

É importante que os educadores levem em consideração a faixa etária dos alunos para que abordem os temas de maneira atraente, sempre aliada a atividades lúdicas.

No Villa é assim: os alunos desenvolvem autonomia e são protagonistas durante o aprendizado. Agende a sua visita e descubra como promovemos o empreendedorismo e a liderança para os nossos alunos.