Acesso Restrito

Competências e habilidades para jovens

As competências e habilidades fazem parte do conjunto de aspectos que formam um indivíduo. Em um mundo que muda rapidamente, no qual novas profissões e desafios surgem o tempo todo, elas são fundamentais para o futuro dos jovens que estão nas escolas hoje.

É por isso que na hora de escolher um colégio, muitos pais se preocupam em encontrar uma instituição que não foque apenas no desenvolvimento intelectual de seus filhos. Mas que também colabore com a formação de seu caráter.

O Villa Campus de Educação sabe disso e preocupa-se com a formação integral de crianças e adolescentes. Por isso, o colégio oferece diversos eventos e ações para promover o desenvolvimento de competências e habilidades de seus alunos.

Continue lendo este post e descubra quais são as habilidade e competências necessárias para o jovem do futuro e conheça os projetos do Villa que tornam possível o desenvolvimento delas!

Habilidades e competências para o jovem do futuro

As competências e habilidades são aspectos do desenvolvimento humano que podem ser adquiridos e aperfeiçoados ao longo da vida. Para os jovens que formarão a sociedade do futuro, existem algumas que serão cada vez mais requisitadas.

O pensamento crítico, por exemplo, é uma delas. Ele envolve a capacidade de saber que o conhecimento não é algo já definido e imutável, mas que pode ser questionado e passar por mudanças.

Para isso, o jovem deve saber buscar informações, identificar o contexto de sua produção e relacionar conhecimentos. Assim, pode resolver problemas e criar coisas novas. Falando nisso, a criatividade é mais uma das competências e habilidades que os jovens precisam desenvolver.

Afinal, sair da zona de conforto e ser inovador é imprescindível em um mundo que muda rapidamente. O empreendedorismo também se relaciona diretamente com isso. Ser empreendedor significa estar disposto a criar coisas novas e assumir os riscos e consequências de suas ações.

As habilidades socioemocionais também não devem ser esquecidas quando se fala em competências e habilidades do futuro. Por meio delas, os jovens podem ter inteligência emocional e saber se relacionar com as pessoas ao seu redor.

Villa promove o desenvolvimento de habilidades dos alunos

Agora que você conhece algumas das competências e habilidades necessárias para os jovens do futuro, conheça a seguir alguns dos projetos do Villa que ajudam no desenvolvimento dos alunos.

Villa ONU

Nesse projeto, os alunos participam de simulações de relações de interesses internacionais em fóruns da Organização das Nações Unidas (ONU). Aspectos econômicos, comerciais, políticos, sociais, de recursos humanos e naturais são alguns dos temas abordados no Vila ONU. Entre as competências e habilidades que podem ser desenvolvidas nesse projeto está a capacidade de negociação.

Villa Green Planet

Esse projeto aborda questões de sustentabilidade e consumo consciente entre os alunos, temas importantes quando o desenvolvimento sustentável é um dos desafios do século. O objetivo do Vila Green Planet é ajudar os alunos a compreenderem o valor do meio ambiente para a sobrevivência dos seres humanos. Dessa forma, incentiva-se a preservação do planeta.

Make a Donation e Doação faz bem pra todo mundo

O “Make a Donation” é um projeto no qual os alunos do ensino bilíngue arrecadam donativos para uma instituição beneficente. No momento de entrega, participam de um bate-papo com representantes da organização.

Outro projeto de arrecadação de donativos para instituições carentes do Villa é o “Doação faz bem pra todo mundo”. Ambas as ações ajudam no desenvolvimento de competências e habilidades como a empatia e a solidariedade.

Encontro Temático

Em um dos encontros temáticos do Villa, os familiares dos alunos participaram de uma palestra com Márcia Frederico, do Laboratório Inteligência de Vida, para compreender melhor o que são as habilidades socioemocionais.

No Encontro Temático sobre Habilidades Socioemocionais, a família também descobriu como podem contribuir com o desenvolvimento dessas competências entre as crianças e adolescentes. Em outra edição desse evento, Amyr Klink mostrou como as habilidades socioemocionais ajudam a superar os desafios da vida.

Canta Villa

O Canta Villa é o concurso de vozes dos alunos do Villa. Os estudantes se inscrevem no projeto, passam por uma audição e fazem uma apresentação para os colegas, que devem votar nos seus favoritos. A música proporciona o desenvolvimento emocional e da expressão corporal dos alunos.

Programa de Bolsas por Meritocracia

O Villa conta com um programa de bolsas para alunos do nono ano do ensino fundamental até o ensino médio. Para conseguí-las, o aluno precisa obter bom desempenho escolar. Esse projeto incentiva a autonomia e o protagonismo dos jovens.

Fórum de Informação Profissional

Esse projeto tem como objetivo ajudar os jovens em uma etapa importante de suas vidas: a escolha profissional. No evento, que conta com diferentes especialistas, os alunos podem conhecer áreas nas quais podem atuar e tirar dúvidas.

Esses são alguns dos eventos e ações que o Villa desenvolve com o objetivo de promover as habilidades e competências dos jovens. Agende sua visita e venha conhecer mais!