Icone -

Ser criativo é uma característica que praticamente todo mundo busca ter. Afinal, para lidar com as questões e os desafios do dia a dia, temos que pensar em soluções criativas. No universo das crianças, isso não é diferente. A criatividade infantil precisa ser estimulada!

A infância é o melhor momento para desenvolver essa habilidade que será importante para o resto da vida de uma pessoa. Isso porque as crianças devem lidar com situações novas a todo momento e isso acaba estimulando a criatividade.

Mas, é claro, que a criatividade infantil pode ser incentivada pelos pais e pela escola.

Se você se interessa por esse assunto, nos acompanhe neste post e fique por dentro das principais vantagens de estimular a criatividade em seu filho. Confira!

Por que incentivar a criatividade infantil?

Na infância, as crianças ainda não têm aqueles constrangimentos que acabam por limitar a vida de um adulto. Ou seja, elas são mais livres para soltar a imaginação, além da espontaneidade e da ousadia para arriscar – e errar, por que não?

E exatamente por terem menos medo de errar ou de passar vergonha, as crianças soltam mais a criatividade para lidar com o mundo novo que descobrem a cada dia.

Elas são mais capazes de assumirem riscos e a saírem da zona de conforto. A acomodação, muitas vezes, é um grande inimigo da criatividade na vida adulta.

Confira as principais vantagens de estimular a criatividade infantil:

  1. Capacidade de lidar com problemas e situações desafiadoras

Quando falamos em problemas, não quer dizer necessariamente algo negativo, mas uma situação que foge ao nosso controle e precisa ser resolvida. Na infância, situações assim é o que não faltam. Afinal, tudo é novidade para as crianças.

Quando não ditamos a forma como as crianças lidam com o novo, mas apenas orientamos, ela desenvolve a habilidade criativa de lidar com problemas e vai poder usar isso no futuro. 

É uma habilidade de equilibrar o que é o desejo e o que é a realidade, assim como de dominar situações novas.

  1. Aumenta as chances de realizar trabalhos voluntários e de criar amizades sólidas

Pensar no outro e construir amizades saudáveis e duradouras é algo que se perde ao longo da vida. Mas estudos mostram que as crianças que têm a criatividade estimulada têm mais chances de se envolver com o voluntariado e de construir amizades sólidas.

O desenvolvimento da criatividade infantil também está relacionado à interação com os ambientes e com outras pessoas que cercam a criança. Os pequenos aprendem, assim, a lidar com as diferenças de maneira mais saudável, a terem empatia e a manterem amizades longas.

  1. Desenvolvimento da independência e aumento da chance de ir mais longe nos estudos 

Diferentes estudos já mostraram que, quando a criatividade infantil é estimulada, aumentam as chances de a criança ingressar no ensino superior e também de ter independência financeira ainda jovem, logo que começam a trabalhar.

Isso porque os pequenos nascem abertos ao aprendizado diário e à capacidade de interagir com outras pessoas e com o mundo de maneira criativa. Quando essa criatividade é estimulada, se tornam mais seguros e capazes de lidar com diferentes situações.

Como a criatividade infantil impacta os empregos do séc. XXI?

Muitas vezes, a criatividade é associada a trabalhos artísticos, manuais ou algo reservado a somente um determinado grupo de atividades profissionais.

Mas engana-se quem pensa assim. É claro que essas atividades são muito importantes, mas ser criativo vai além. 

Ter criatividade para lidar com diferentes situações é uma das habilidades mais requisitadas na hora de conseguir – e manter – um emprego. Todo mundo já está cansado de saber que as mudanças hoje ocorrem de maneira cada vez mais rápida. 

O importante é saber aproveitá-las com criatividade, ao invés de ficar paralisado diante delas. E isso não é algo que se aprende do dia para noite. E, sim, uma habilidade que desenvolvemos ao longo da vida, desde a infância. 

De uma maneira geral, podemos dizer que a criatividade infantil é a integração entre as partes do cérebro responsáveis pelo raciocínio lógico e aquela mais ligada às emoções e às expressões artísticas, exploradas desde a infância.

Quando essa conexão ocorre, surge a desenvoltura para lidar com surpresas e situações que nos deslocam da nossa zona de conforto. E é um profissional assim que a maior parte das empresas busca!

Agora você já percebeu a importância de estimular a criatividade infantil, não é mesmo?

A escola tem um papel fundamental e deve sempre levar em consideração a faixa etária ao propor atividades criativas. Entenda o que acontece com o seu filho em cada fase da educação escolar.

Ícone - Matrícula
Matrícula