As atividades de artes para a educação infantil são importantes aliadas no estímulo ao desenvolvimento dos pequenos. Os primeiros anos de vida das crianças são marcados por descobertas diárias e as atividades artísticas só contribuem para a ida à escola ficar ainda mais divertida!
Para que as crianças se sintam à vontade, a escola tem que ser atraente. Inserir elementos do dia a dia dos pequenos, de uma maneira lúdica, pode fazer com que as crianças na fase da educação infantil fiquem mais estimulados a ir às aulas. Fazer isso por meio da arte tem sido uma estratégia recorrente de escolas preocupadas com o desenvolvimento integral.
Diferentes linguagens podem ser exploradas por meio de atividades de artes para a educação infantil. Antes de abordarmos as melhores maneiras de utilizar a arte como ferramenta de aprendizado, vamos falar primeiro dos benefícios do ensino de artes!
A importância do ensino da Arte na Educação Infantil
É difícil que uma criança não se interesse por pintar e desenhar. Em um primeiro momento, é comum elas realizarem essas atividades espontaneamente por verem os adultos escrevendo e anotando recados. Ou seja, é uma forma também de elas imitarem o que veem.
As atividades de artes na Educação Infantil trazem uma série de benefícios:
- Estimula a sensibilidade diante do mundo: A arte é uma forma de sentir e se expressar no mundo. Por isso, estimula a criança a perceber o outro, criar, inovar e a se comunicar de uma maneira melhor, além de favorecer o desenvolvimento do senso crítico.
- Potencializa as capacidades intelectuais: As diferentes atividades artísticas trabalham tanto capacidades motoras quanto intelectuais das crianças. Elas contribuem, por exemplo, para a criatividade, leitura de ambiente, imaginação e expressão.
- Favorece o autoconhecimento: Atividades como pintura, massa de modelar e desenhos, além de serem uma maneira de a criança se expressar, também requerem que diferentes partes do corpo sejam utilizadas. Tudo isso que faz com que as crianças pensem sobre si mesmas e reconheçam suas habilidades e limitações.
- Contribui para o desenvolvimento de habilidades básicas: Os primeiros rabiscos e as primeiras pinceladas podem contribuir para que as crianças tenham mais facilidade na hora de pegar um lápis e escrever as primeiras letras, por exemplo. A arte pode representar o pontapé inicial do aprendizado mais amplo.
Confira na próxima seção como a arte pode ser abordada de modo a favorecer o desenvolvimento integral!
As principais atividades de artes para Educação Infantil
O ensino da arte é algo amplo. Existem inúmeras possibilidades de incentivar os pequenos a se envolverem com atividades de artes para Educação Infantil. Tem música, teatro, pintura, desenho, esculturas e por aí vai. Nesta seção, vamos focar nas atividades manuais, que são muito indicadas para as crianças começarem a se envolver com as artes. Ou seja, são ótimas opções para meninas e meninos que estão na educação infantil.
1. Painel de mãos
Para aproveitar a empolgação dos pequenos com a descoberta das formas humanas, nada melhor do que sugerir que elas façam coletivamente um painel de mãos. É só conseguir uma cartolina bem grande, colorida ou não, pedir que as crianças pintem as mãos com as cores que desejarem e marcar a cartolina, como um carimbo. A marca certinha das mãos pintada na cartolina vai divertir os pequenos.
2. Pintura livre
A velha e boa pintura livre sempre é uma boa opção para deixar a criançada soltar a imaginação. Se você pedir que elas coloquem aventais, além de diminuir um pouco a sujeira, elas se sentirão verdadeiros artistas. Com um painel em branco, tinta guache, canetinhas e giz de cera os pequenos vão usar toda a criatividade e criar interessantes obras de arte.
3. Pintura temática
Se as crianças já estiverem habituadas com a pintura e os desenhos, uma boa ideia de atividade de artes para a educação infantil é pedir que façam uma arte temática. Escolha um tema que tenha relação com o cotidiano delas, como viagens, escola e família, e peça que façam um desenho ou pintura. Essa atividade é importante também para compreender como elas representam essas diferentes situações.
4. Colorir
Propor o exercício de colorir desenhos em branco é certeza de diversão. O mais legal dessa atividade é ver que cada uma vai escolher cores diferentes para preencher os contornos dos desenhos e isso diz muito da personalidade de cada uma. Mas nada de fazer comparações entre elas, o importante é sempre valorizar o que fazem!
5. Artes com pratos de papel e macarrão
Utilizar pratos de papel e macarrão são ótimas estratégias para estimular as habilidades sensoriais das crianças. Nos pratos, as crianças podem desenhar e pintar diferentes paisagens e presentear alguém da família. Já as diferentes formas de macarrão podem ser utilizadas para montar personagens, como bonecos e animais, se colados em um papel. Claro que outros materiais são sempre bem-vindos também!
No final, o importante é que a criança tenha contato com essas atividades para que possa desenvolver-se explorando o lúdico, de acordo com a sua visão de mundo.
Que tal conhecer como o Villa cuida dos pequenos? Baixe o Book com os Diferenciais do Villa e saiba mais como cuidamos do seu filho!