Acesso Restrito

Andar, correr, pular, manusear objetos, compreender, ler, escrever, argumentar. Em cada fase da educação, além dos conteúdos que devem ser aprendidos, existe uma série de competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver.

Na educação infantil, isso não é diferente. É possível trabalhar aspectos cognitivos, sociais e emocionais desde os primeiros anos de vida. Eles serão importantes para o processo de aprendizagem e para a vida pessoal e profissional das crianças.

Se você deseja saber mais sobre esse assunto, então continue lendo este post. A seguir, explicamos o que são e qual a importância do desenvolvimento de competências e habilidades na educação infantil. Confira também quais características podem ser trabalhadas nos primeiros anos na escola. Acompanhe!

O que são competências e habilidades?

Competências e habilidades não são a mesma coisa, mas estão intrinsecamente relacionadas. Habilidade é a capacidade que uma pessoa tem de fazer alguma coisa. Quanto mais facilmente uma pessoa consegue realizar algo, mais habilidosa ela é.

A competência, por outro lado, envolve uma dimensão mais ampla. Trata-se de um conjunto de habilidades, atitudes e conhecimentos que se relacionam para desempenhar uma tarefa com mais eficiência.

Vejamos um exemplo: uma pessoa pode saber ler, o que é uma habilidade, mas talvez não saiba interpretar os textos. Dessa forma, ela até pode ter a habilidade da leitura bem desenvolvida, mas não é uma leitora competente.

Isso significa que uma pessoa pode ser muito habilidosa para desempenhar uma ação, mas não necessariamente será competente nela. Por outro lado, para ser alguém competente em uma tarefa, é preciso ser hábil ao desempenhá-la.

Por isso, é importante que as competências e habilidades na educação infantil sejam trabalhadas de forma integrada. Elas podem se relacionar com as diversas dimensões do indivíduo, a exemplo do cognitivo, do social e do emocional.

Qual a importância do desenvolvimento de competências e habilidades na educação infantil?

A educação das crianças e adolescentes deve ir muito além da aprendizagem de conteúdos. O desenvolvimento de competências e habilidades na educação infantil possibilita a formação integral dos alunos, em seus âmbitos social, emocional, físico e cognitivo.

Dessa maneira, forma-se cidadãos mais responsáveis, autônomos, que sabem conviver em sociedade e que estão capacitados para resolver problemas. Ou seja, indivíduos preparados para serem protagonistas de sua vida pessoal e profissional.

Além disso, o aperfeiçoamento de competências e habilidades na educação infantil também contribui com o processo de aprendizagem. Características desenvolvidas desde os primeiros anos de vida impactam diretamente na forma como os alunos adquirem e aplicam os conhecimentos aprendidos.

Por exemplo, para que o estudante possa realizar uma atividade de comparação de duas situações, é preciso que ele saiba como se faz isso. Ou seja, ele deve ter a habilidade de comparar.

Isso significa que as competências e habilidades desenvolvidas na educação infantil são necessárias para que os alunos possam aperfeiçoar outras características nas séries seguintes.

Para ser alfabetizada, por exemplo, uma criança precisa desenvolver a percepção visual, as noções de espaço e tempo e o pensamento lógico, entre outros. Todas essas características podem começar a ser trabalhadas ainda na educação infantil.

Quais habilidades podem ser desenvolvidas na educação infantil?

Agora que você conhece a importância do desenvolvimento de competências e habilidades na educação infantil, apresentamos a seguir quais características podem ser trabalhadas nos primeiros anos de vida dos indivíduos.

Desenvolvimento cognitivo

A dimensão cognitiva se relaciona com as capacidades de aprender e de resolver problemas. Ou seja, ela é muito importante para a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Na educação infantil, raciocínio lógico, comandos simples e problemas mais concretos podem ser trabalhados para desenvolvê-la.

Desenvolvimento social e emocional

O desenvolvimento social e emocional é mais um entre as competências e habilidades que podem ser trabalhadas na educação infantil. Nessa fase, a criança começa a interagir com mais pessoas, inclusive da mesma idade, pode entender e seguir regras e trabalhar competências socioemocionais, como a habilidade de identificar sentimentos e manter o autocontrole.

Desenvolvimento da fala e da língua

Essa competência envolve a capacidade de compreender e utilizar a linguagem. Nos primeiros anos de vida, a criança descobre as primeiras palavras e aprende a controlar seu tom de voz.

Desenvolvimento de habilidades físicas e motoras

As habilidades físicas e motoras são algumas das primeiras que desenvolvemos na vida. As crianças usam os grandes músculos do corpo para se sentar, ficar em pé e pular. Na educação infantil, atividades físicas e corporais são importantes para desenvolver essas características.

Além disso, também existem as habilidades motoras finas, que envolvem o uso de músculos pequenos, como os das mãos. Pegar objetos, manusear livros e segurar o lápis são ações que dependem desse tipo de habilidade.

Neste post, você descobriu o que são e qual a importância do desenvolvimento de competências e habilidades na educação infantil. Além disso, conferiu também algumas características que podem ser trabalhadas desde os primeiros anos de vida e que irão gerar impacto importante no futuro das crianças.

Que tal conhecer de perto como o Villa estimula o desenvolvimento do seu filho? Agende uma visita no Villa e saiba como podemos oferecer isso!