Acesso Restrito

Além do projeto pedagógico e dos profissionais, a infraestrutura também é um elemento que deve ser avaliado na hora de escolher a escola das crianças e adolescentes. A biblioteca escolar é um dos elementos que deve ser considerado nesse processo.

A biblioteca é um espaço importante para a formação integral dos alunos. O espaço vai além da aquisição de conhecimentos, mas também ajuda no desenvolvimento de diferentes habilidades.

Se você deseja saber mais sobre esse assunto e descobrir o que deve ser avaliado na biblioteca escolar, então não perca os próximos tópicos. A seguir, explicamos os benefícios do espaço de leituras para crianças e adolescentes na escola e as características que uma boa biblioteca deve possuir. Acompanhe!

Importância da biblioteca escolar na formação integral dos alunos

A leitura vai muito além da capacidade de um indivíduo compreender um conteúdo. Um leitor assíduo pode ampliar seu repertório científico e cultural, aperfeiçoar suas capacidades de análise, reflexão e aprendizado e melhorar a habilidade de se comunicar com outras pessoas, entre outros benefícios.

Isso significa que a leitura é fundamental para a formação integral dos indivíduos. Por isso, é muito importante promover o hábito de leitura para que as crianças e adolescentes possam colher os benefícios que ela pode gerar.

Uma das formas de fazer isso é oferecer condições para que as crianças desenvolvam esse tipo de atividade, principalmente por meio de espaços adequados para isso. A biblioteca escolar é um desses ambientes.

O espaço de leitura que se encontra dentro da escola contribui não apenas para a formação de leitores, o que é muito significativo por si só. Mas também ajuda no processo de ensino-aprendizagem como um todo, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências.

A biblioteca na escola deve ser um espaço de aprendizagem, que ofereça meios de contribuição ao desenvolvimento dos alunos. Os professores que têm acesso a esse espaço devem utilizar o acervo da biblioteca no planejamento das aulas. Dessa forma, é possível fazer dos livros importantes ferramentas para motivar e envolver os alunos no processo de aprendizagem.

Benefícios da biblioteca escolar

Você já compreendeu qual a importância da biblioteca escolar no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. Agora, vamos tratar dos benefícios que esse espaço pode proporcionar aos alunos de diferentes idades.

Em primeiro lugar, está a possibilidade de crianças e adolescente terem contato com grande número de obras científicas e literárias. Dessa forma, esses livros complementam o aprendizado em sala de aula e ajudam a ampliar os conhecimentos e o repertório cultural dos estudantes.

A biblioteca escolar também tem um papel importante no desenvolvimento das competências necessárias para pesquisar informações e estudar. Essas habilidades são necessárias não apenas para o processo de aprendizagem escolar, mas também para a vida pessoal e profissional das pessoas.

Outro benefício da biblioteca escolar é que esse espaço incentiva o interesse pela leitura e facilita o processo de alfabetização. Além disso, por meio da leitura, ela também auxilia no desenvolvimento de diferentes habilidades, como competências socioemocionais, imaginação e criatividade.

O que uma boa biblioteca escolar deve ter

Pelos motivos que apresentamos até aqui, fica fácil perceber porque é tão importante avaliar a biblioteca escolar na hora de escolher a instituição de ensino dos seus filhos. Para lhe ajudar, apresentamos alguns detalhes que devem ser observados nesse processo. Dessa forma, é possível ter certeza de que o espaço é ideal para proporcionar os benefícios que citamos nos tópicos anteriores.

Para despertar a curiosidade de crianças e adolescentes e incentivar a prática de leitura, é preciso fornecer condições favoráveis para esse processo. Por isso, em primeiro lugar, uma boa biblioteca escolar deve ser espaçosa, permitindo que vários alunos ocupem o espaço ao mesmo tempo.

Além disso, o acervo deve ser composto por livros científicos e de literatura. Quanto maior a variedade, maior poderá ser o repertório dos alunos. Também é importante que a biblioteca escolar tenha cadeiras, mesas e outros móveis confortáveis e adequados para as diferentes faixas etárias que a frequentem. Dessa forma, o espaço poderá acolher estudantes de diferentes etapas da educação.

No caso dos menores que ainda não foram alfabetizados, por exemplo, o contato com a leitura acontece por meio da contação de histórias. Por isso, é preciso que a escola considere esse aspecto e ofereça um espaço no qual os professores podem realizar esse tipo de atividade. Dessa forma, estimula-se os processos de leitura e escrita desde os primeiros anos de vida das crianças.

O Villa reconhece a importância da biblioteca escolar e por isso oferece dois espaços de leitura para atender às especificidades dos alunos nas diferentes fases de ensino. A biblioteca da Educação Infantil é acolchoada, colorida e com livros voltados para os primeiros anos de vida. Já a biblioteca das demais séries possui espaço adequado para que os alunos possam realizar pesquisas e ler por conta própria.

Quer conhecer esses espaços pessoalmente? Então agende uma visita no Villa e descubra também nossos projetos de incentivo à leitura!