Acesso Restrito

Nossos filhos nascem e passam seus primeiros anos cobertos por todo cuidado e proteção do nosso lar, onde podemos acompanhar cada um de seus movimentos. Por esse motivo, a adaptação na educação infantil é uma preocupação sempre presente na vida dos pais que estão prestes a deixar seus pequenos na escola pela primeira vez.

Vamos analisar cuidadosamente cada aspecto do processo de adaptação da criança na escola, a fim de nos prepararmos para minimizar ao máximo os choques, e fazer com que nossas crianças tenham um início de vida escolar bem tranquilo e enriquecedor. Acompanhe!

A importância da adaptação na educação infantil

Os adultos já ficam ansiosos ao ter que se adaptar a um novo espaço. Imagine, então, como se sentem as crianças que ainda não têm o mesmo entendimento sobre as necessidades de mudança. Elas se sentem inseguras e, por isso, é muito importante acompanhar e cuidar de perto do processo de adaptação.

O primeiro dia de aula é de fundamental importância e vai determinar a motivação da criança em voltar para a escola nos dias seguintes. Se ela é bem recebida, encontra um ambiente agradável e acolhedor e se sente segura e confortável em permanecer ali, os pais/responsáveis não terão dificuldades em levá-la para escola nos dias seguintes.

Em contrapartida, caso o ambiente se mostre de qualquer forma desagradável, os pais provavelmente enfrentarão resistência por parte da criança em voltar nos dias posteriores.

Participação da escola durante adaptação na educação infantil

O papel da escola é fundamental no processo de adaptação na educação infantil. É importante que ela tenha informações detalhadas de cada criança a fim de saber como lidar com elas nas mais diversas situações.

Preparação para a chegada do aluno

O ambiente da escola influencia muito na primeira reação da criança e, portanto, deve ser o mais familiar e interessante possível para que ela se sinta segura e motivada a permanecer ali.

Para isso é importante saber quais são suas brincadeiras favoritas, seus medos ou seu lanche preferido. Essas informações ajudam a criar um ambiente acolhedor para a criança.

Recepção

Para dar segurança nos primeiros dias, é interessante que a criança seja recebida sempre pela mesma pessoa. Ela deve mostrar real interesse por ela, transmitindo o máximo de segurança no momento da chegada do pequeno na escola.

No entanto, também é muito importante que a criança se familiarize com todas as pessoas envolvidas no processo e entenda que a escola é um ambiente coletivo. Assim, quando aquela pessoa que a recebe todos os dias, por algum motivo, não estiver presente, a criança vai se sentir segura com os outros funcionários da escola.

Envolvimento com a família

A escola deve se reunir com os pais antes do início das aulas e procurar extrair o máximo de informações sobre a criança e o ambiente com o qual ela está habituada. Assim pode-se preparar melhor a acolhida deixando-a o mais familiar possível.

Participação dos pais durante adaptação na educação infantil

Mesmo que a sensação seja de ansiedade e insegurança, os pais precisam ser firmes para ajudar na adaptação na educação infantil. É preciso preparar a criança para a nova rotina, proporcionar o máximo de conforto e segurança e fazê-la entender que as mudanças fazem parte da vida.

Preparação inicial

Em casa, é importante que a família oriente a criança e a prepare para esse momento tão especial. Explique como funciona a escola, que é um lugar seguro e especial onde ela vai passar bons momentos, aprender coisas novas e fazer novas amizades.

Preservação da rotina

Preservar a rotina, o máximo possível, também ajuda a reduzir a sensação de insegurança no processo de adaptação na educação infantil. Tire um tempo todos os dias e prepare a ida a escola junto com ela, ajeitando a mochila e preparando o lanche. Faça tudo com naturalidade, mostrando que a nova rotina agora é parte da vida.

Cautela na despedida

Na despedida, mesmo que a criança esteja chorando, não aproveite o momento de distração para ir embora. Despeça-se com carinho es faça com que ela entenda que essa despedida agora é parte da rotina. Aos poucos, ela vai se acostumando de uma forma saudável.

A adaptação não tem um tempo determinado. Ela geralmente dura entre duas a três semanas e requer atenção e envolvimento de todos para que seja um período tranquilo.

As crianças, assim como os adultos, são diferentes e vão se comportar de forma diferente, algumas exigindo mais atenção e cuidados que outras. Portanto, preparação e paciência são importantes, tanto por parte da escola quanto da família.

Esperamos ter ajudado você a entender como é importante o processo de adaptação na educação infantil e como se preparar para esse momento tão especial!

Queremos te mostrar também, no book que você pode baixar aqui, quais são os diferenciais do Villa para tornar a adaptação tranquila para você e seu pequeno. Clique aqui!