Dias 3, 4 E 5 de julho de 2019, das 9h às 16h.

Educação Bilíngue: princípios e fundamentos.

CLIQUE AQUI PARA FAZER A MATRÍCULA.

O que é educação bilíngue? Como ela se desenvolve no contexto brasileiro? Quais são as possibilidades de estrutura curricular? Além dessas questões, este curso discutirá os conceitos de bilinguismo, educação bilíngue, escola bilíngue e as diferentes modalidades em que se manifestam.

Objetivos gerais do curso:

– Entender o cenário sociolinguístico brasileiro e as diferentes propostas de educação bilíngue desenvolvidas a partir dele.
– Discutir a noção de Educação Bilíngue e sujeito bilíngue.
– Conhecer diferentes modelos e estruturas curriculares de educação bilíngue relacionados.

Público-alvo: educadores e gestores interessados em educação bilíngue

Professoras Formadoras:

  • Camila Dias é formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) na área de Linguística Aplicada. Com experiência como professora por mais de 15 anos, atualmente é professora de inglês do Colégio Santa Cruz e docente no curso de Pós-Graduação “Educação Bilíngue: desafios e possibilidades” do Instituto Singularidades. Membro do GEEB (Grupo de Estudos em Educação Bilíngue) da PUC, suas áreas de pesquisa são educação bilíngue, oralidade, pluriletramentos e infância.
  • Antonieta Megale é doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC- SP). Pedagoga. Bacharel em Comunicação Social. Coordenadora e Professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu do Instituto Singularidades “Educação Bilíngue: desafios e possibilidades”, desde 2011. Coordenadora dos Cursos de Extensão do Instituto Singularidades, desde 2017. Tem experiência na Educação Básica como Coordenadora Pedagógica da área de Língua Inglesa. Tem experiência como assessora pedagógica de escolas bilíngues e regulares e na área de elaboração e revisão de materiais didáticos de Língua Inglesa para a Educação Básica. Professora do curso de Pedagogia, Licenciatura em Letras e Licenciatura em Matemática.

Neurociências aplicadas à educação.

CLIQUE AQUI PARA FAZER A MATRÍCULA.

Objetivos gerais do curso: A Neurociência pode colaborar com as práticas de ensino em sala de aula? Sim e muito! Isso porque, umas das áreas do conhecimento mais favorecidas pelos avanços dos estudos sobre o sistema nervoso é exatamente a educação. Cada vez mais, pesquisadores atrelam as descobertas deste campo científico com a prática pedagógica, o que pode resultar em um novo olhar na forma de lecionar e entender o processo ensino-aprendizagem. Desta forma, faz-se necessária a formação de profissionais da área da educação nesta área de estudo, que pode se tornar uma importante ferramenta em sala de aula.

Público-alvo: educadores e gestores interessados em neurociência.

Professora Formadora: Elizabeth Sanada possui graduação em Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi (2017), graduação em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1997), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é coordenadora da Pós-Graduação em Psicopedagogia do Instituto Singularidades, membro do núcleo docente estruturante e professora do Instituto Singularidades.

 

Metodologias e estratégias para a aprendizagem ativa.

CLIQUE AQUI PARA FAZER A MATRÍCULA.

Objetivos gerais do curso: O curso objetiva oferecer oficinas de aprendizagem ativa, dialogando com referenciais teóricos nacionais e internacionais que subsidiem tais práticas. Ao longo das oficinas, os participantes terão a oportunidade de compreender e refletir sobre os principais aspectos que compõem tais metodologias e estratégias, podendo ressignificá-las em seus contextos educacionais.

As tecnologias digitais, enquanto meios para tornar as experiências de aprendizagem mais conectadas com o desenvolvimento de competências para o século XXI, serão abordadas de forma integrada, oferecendo aos participantes uma bagagem de repertório pedagógico e tecnológico.

Público-alvo: professores do ensino fundamental, médio e universitário.

Professora Formadora: Julci Rocha é mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), pós-graduada em gestão educacional, design educacional e educação inovadora. Licenciada em Letras pela Universidade São Paulo (USP). Atua na formação inicial e continuada na educação desde 2008. Tem experiência em consultoria e gestão de programas inovadores em redes públicas e privadas, envolvendo inovação curricular, metodologias ativas, cultura maker, multiletramentos e integração das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Atuou como consultora e gestora de projetos inovadores em instituições importantes como Instituto Paulo Freire, Fundação Lemann e Microsoft. É consultora do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), autora de material didático com foco em metodologias ativas para o Grupo Santillana (Sistema UNOi), professora de pós-graduação e Fundadora da Redesenho Educacional.

 

DESCONTOS ESPECIAIS: o Villa e o Instituto Singularidades oferecem alguns descontos especiais para todos os cursos. Entre em contato com a Central de Atendimento do Villa para solicitar o cupom de desconto, através do singularidades@campusvilla.com.br ou ligue (71) 3281-1000.

  • Professor Villa: 50% de desconto.
  • Público em Geral: 30% de desconto usando o código SINGVILLA.

 Os cupons são válidos até 18/06.