O Villa foi credenciado como International Baccalaureate World School, chancela internacional que reconhece a robusta capacidade da escola como organização educacional, a competência de seus educadores e a consistência de seus processos pedagógicos. O Villa é uma escola IB!
Com o IB Diploma Programme, o Villa Global Education faz parte da prestigiosa United World Schools, comunidade internacional de escolas, cuja missão é desenvolver a construção de um mundo mais pacífico e a guarda responsável e compartilhada do planeta por meio de uma educação fundada em valores universais, construídos na cooperação e análise crítica da realidade.
Ao participar do currículo do IB, os alunos desenvolvem suas potencialidades com visão ampla e ética constituindo-se como agentes de mudanças, capazes de atuar local e globalmente. Ainda, considerando o mundo em transformação, o currículo do IB reforça a aquisição de habilidades de pesquisa, de comunicação, de autogestão, formando alunos interessados e comprometidos com a própria formação ao longo da vida (Lifelong Learners).
A indiscutível credibilidade desta parceria, que amplia as possibilidades dos alunos frequentarem os mais importantes centros de ensino superior no Brasil e no exterior, resulta do trabalho consistente do Villa desde 2017 da Educação Infantil até o 9º ano, apoiado pela parceria com a International Curriculum Association (ICA).
A ICA baseia-se no forte legado de melhorar a aprendizagem por mais de 30 anos e a medida que avançou e trabalhou em colaboração com a comunidade de aprendizagem, reconheceu a necessidade da melhoria contínua para a implementação de currículos de qualidade. O programa, originário do Reino Unido e em sintonia com o IB, abraça valores educativos semelhantes, metodologia e abordagens pedagógicas convergentes, assim como garante a articulação vertical e coerente com o currículo Villa Global Education.
Os programas da International Curriculum Association são uma grade curricular completa para alunos de 2 a 14 anos, com unidades de trabalho temáticas envolventes que seguem um processo bem definido com metas específicas de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e internacional.
- Educação Infantil (Early Years), com o IEYC ( International Early Years Curriculum) para alunos com idade entre 2-5+ anos;
- O Ensino Fundamental Anos Iniciais (Primary School), com o IPC (International Primary Curriculum) para alunos de 5 a 11 anos
- O Ensino Fundamental Anos Finais (Middle School), com o IMYC (International Middle Years Curriculum) para alunos de 11 a 14 anos
os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento do aluno, e a imersão total em aulas na língua inglesa garante uma aquisição natural, assim como letramento bilíngue. As crianças recebem o suporte necessário para aprender e se desenvolver no seu próprio ritmo. Para que a aprendizagem aconteça, é necessário que haja experiências apropriadas para o desenvolvimento, que o professor cumpra o papel de facilitador e que seja aproveitada a curiosidade natural das crianças em um ambiente propício.
nesse ciclo, os objetivos estão associados às qualidades individuais, essenciais ao século XXI, ligados ao Perfil de Aluno (Learner Profile), no qual deverão ser desenvolvidos: investigação, resiliência, ética, comunicação, reflexão, cooperação, respeito e adaptabilidade. As oportunidades para experimentar e praticar essas qualidades são incorporadas nas tarefas de aprendizagem dentro de cada unidade de trabalho que segue uma metodologia ativa que promove o desenvolvimento do nosso aluno através da ampliação e integração do Currículo Nacional, ministrado em Língua materna, com o Currículo da International Curriculum Association (ICA) que é ministrado em língua inglesa.
neste ciclo, oferecemos o Diploma Programme, chancelado pelo International Baccalaureate (IB), para nossos alunos do High School da 1ª série, iniciando em agosto, e concluindo na 3ª série em maio.
O Programa de Diploma (DP) oferece uma experiência educacional desafiadora, com foco internacional. O programa é projetado para equipar os alunos com habilidades acadêmicas básicas necessárias para o estudo universitário, educação continuada e sua profissão escolhida. Além disso, o Programa apoia o desenvolvimento dos valores e habilidades de vida necessários para viver uma vida plena e com propósito.
Juntamente com o desenvolvimento cognitivo, os programas e qualificações do IB abordam o bem-estar social, emocional e físico dos alunos. Eles valorizam e oferecem oportunidades para os alunos se tornarem membros ativos e atenciosos de comunidades locais, nacionais e globais; eles focam a atenção nos processos e nos resultados da aprendizagem internacional. Os alunos saem com dupla certificação, sendo o Diploma Programme aceito em universidades internacionais e nacionais.