Educação Internacional

O Villa é uma escola multicultural, com programa educacional composto por matrizes brasileiras e internacionais, alinhadas aos cenários contemporâneos, que visa a formação integral dos seus alunos e que tem, em seus Currículos Internacionais, a melhor ferramenta para formar cidadãos do mundo.  O repertório cultural dos educandos também é ampliado, proporcionando uma melhor visão de mundo, o respeito à diversidade e à sua identidade cultural, além de oferecer aos estudantes a dupla titulação, que permite ao aluno cursar o Ensino Superior no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.


PARCERIAS INTERNACIONAIS

 

 

O Villa foi credenciado como International Baccalaureate World School, chancela internacional que reconhece a robusta capacidade da escola como organização educacional, a competência dos seus educadores e a consistência dos seus processos pedagógicos. O Villa é uma escola IB!

Com o IB Diploma Programme, o Villa Global Education faz parte da prestigiosa United World Schools, comunidade internacional de escolas, cuja missão é desenvolver a construção de um mundo mais pacífico e a guarda responsável e compartilhada do planeta por meio de uma educação fundada em valores universais, construídos na cooperação e na análise crítica da realidade.

Ao participar do currículo do IB, os alunos desenvolvem suas potencialidades com visão ampla e ética, constituindo-se como agentes de mudanças, capazes de atuar local e globalmente (learner profile). Ainda considerando o mundo em transformação, o currículo do IB reforça a aquisição de habilidades de pesquisa, de comunicação e de autogestão, formando alunos interessados e comprometidos com a própria formação ao longo da vida (lifelong learners).

A indiscutível credibilidade dessa parceria, que amplia as possibilidades de os alunos frequentarem os mais importantes centros de Ensino Superior no Brasil e no exterior, resulta do trabalho consistente do Villa desde 2017, da Early Years (Educação Infantil) até o 9º ano do Ensino Fundamental, apoiado pela parceria com a International Curriculum Association (ICA), ex-Fieldwork Education.

 

A ICA baseia-se no forte legado de melhorar a aprendizagem por mais de 30 anos. À medida que avançou e trabalhou em colaboração com a comunidade de aprendizagem, ela reconheceu a necessidade da melhoria contínua para implementar currículos de qualidade. O programa, originário do Reino Unido e em sintonia com o IB, abraça valores educativos semelhantes e metodologia e abordagens pedagógicas convergentes. Além disso, garante a articulação vertical e coerente com o currículo Villa Global Education.

Os programas da International Curriculum Association são uma grade curricular completa para alunos de 2 a 14 anos, com unidades de trabalho temáticas envolventes, que seguem um processo bem definido, possuindo metas específicas de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e internacional.

  • A Educação Infantil (Early Years), com o IEYC (International Early Years Curriculum) para alunos de 2 a 5 anos.
  • O Ensino Fundamental Anos Iniciais (Primary School), com o IPC (International Primary Curriculum) para alunos de 5 a 11 anos.
  • O Ensino Fundamental Anos Finais (Middle School), com o IMYC (International Middle Years Curriculum) para alunos de 11 a 14 anos.

SEGMENTOS DE ENSINO

  • Educação Infantil (Early Years): os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento do aluno, e a imersão total em aulas na língua inglesa garante uma aquisição natural, assim como letramento bilíngue. As crianças recebem o suporte necessário para aprender e se desenvolver no seu próprio ritmo. A fim de que a aprendizagem aconteça, é necessário que haja experiências apropriadas para o desenvolvimento, que o professor cumpra o papel de facilitador, e que seja aproveitada a curiosidade natural das crianças em um ambiente propício.
  • Ensino Fundamental Anos Iniciais e Ensino Fundamental Anos Finais (Primary School and Middle School): neste ciclo, os objetivos estão associados às qualidades individuais, imprescindíveis no século XXI, e ligados ao Perfil de Aluno, no qual deverão ser desenvolvidos: investigação, resiliência, ética, comunicação, reflexão, cooperação, respeito e adaptabilidade. As oportunidades para experimentar e praticar essas qualidades são incorporadas nas tarefas de aprendizagem dentro de cada unidade de trabalho, seguindo uma metodologia ativa que promove o desenvolvimento do estudante por meio da ampliação e da integração do Currículo Nacional (ministrado em língua materna) com o Currículo da International Curriculum Association – ICA (ministrado em língua inglesa).
  • Ensino Médio (High School):  neste ciclo, oferecemos o Diploma Programme, chancelado pelo International Baccalaureate (IB), para os alunos da 1ª série do Ensino Médio (High School), iniciando em agosto e concluindo em maio (na 3ª série do Ensino Médio). Contudo, finalizada essa etapa em maio, os alunos continuam os estudos no Currículo Nacional e terminam a 3ª série do Ensino Médio em dezembro.O Programa de Diploma (DP) oferece uma experiência educacional desafiadora, com foco internacional. O programa é projetado para equipar os estudantes com habilidades acadêmicas básicas, necessárias para o estudo universitário, a educação continuada e a profissão escolhida. Além disso, o programa apoia o desenvolvimento dos valores e das habilidades de vida necessários para viver uma vida plena e com propósito.Juntamente ao desenvolvimento cognitivo, os programas e as qualificações do IB abordam o bem-estar social, emocional e físico dos alunos. Eles valorizam e oferecem oportunidades para os estudantes se tornarem membros ativos e atenciosos de comunidades locais, nacionais e globais. Além disso, os programas centram-se na atenção aos processos e aos resultados da aprendizagem internacional. Assim, os alunos saem com dupla certificação, pois o Diploma Programme é aceito em universidades internacionais e nacionais.

 


OutrosSegmentos