Acesso Restrito

O protagonismo infantil tem sido cada vez mais discutido nos últimos anos. A participação das crianças em assuntos que afetam a sua vida é um direito previsto nacional e internacionalmente. Ele está presente no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na Convenção dos Direitos das Crianças da ONU e no Marco Legal da Primeira Infância.

Além de ser um direito, o protagonismo infantil também é muito importante para o processo de aprendizagem das crianças e adolescentes. Aliás, ele vai muito além do desenvolvimento cognitivo e abrange também as áreas social e emocional.

Por isso, se você se preocupa com o desenvolvimento de habilidades dos seus filhos, como autonomia, socialização e trabalho em equipe, então este conteúdo é para você.

A seguir, explicamos o que é e quais são os benefícios do protagonismo infantil no processo de desenvolvimento das crianças. Além disso, também apresentamos algumas práticas para torná-lo possível no processo educacional. Acompanhe e descubra!

O que é protagonismo infantil?

O protagonismo infantil tem como objetivo colocar a criança como ator principal dos acontecimentos que a envolvem.

Promover o protagonismo infantil significa garantir que a criança tenha a possibilidade de agir ativamente na tomada de decisões que podem influenciar sua própria vida. Dessa forma, ela deixa de ser mera espectadora dos processos a sua volta e passar a ser um sujeito participativo.

Com o protagonismo, vem também a responsabilidade e a mediação. Ser protagonista não significa que a criança pode fazer tudo o que ela quiser. Os interesses dos pequenos devem ser acolhidos, mas também irão existir de forma concomitante com o ambiente e com outras pessoas que estão ao seu redor.

A mediação de um adulto é muito importante nesse processo. Familiares e professores têm como papel, por exemplo, estimular a participação dos pequenos ao mesmo tempo em que definem os limites do que a criança pode ou não interferir. Essas questões podem variar de acordo com diversos fatores, a exemplo da faixa etária da criança ou adolescente.

Quais são os benefícios do protagonismo infantil?

Agora que você sabe o que é o protagonismo infantil, vamos abordar os benefícios que essa ação pode proporcionar para a formação integral de crianças e adolescentes. Em primeiro lugar, destacamos que o protagonismo infantil é muito importante para o processo de aprendizagem e por isso a educação pode se beneficiar dele.

Diversas pesquisas e metodologias de ensino apontam como a participação ativa é importante para potencializar o processo de educação. Colocar conhecimentos em prática e transmitir informações são mais eficientes para o aprendizado do que apenas ler ou ouvir conteúdos.

Mas vale lembrar que o desenvolvimento integral vai muito além dos conhecimentos adquiridos por ele e envolve também o aperfeiçoamento de habilidades sociais e emocionais. O protagonismo infantil também é importante nesse processo.

Crianças que são protagonistas dos ambientes que frequentam são mais ativas e empáticas. Ou seja, sabem se colocar no lugar do outro e propor soluções para problemas. Elas também possuem maior senso de responsabilidade e de pertencimento aos espaços.

Dessa forma, além de ser tornar um cidadão preparado para atuar de forma mais significativa na sociedade, a criança protagonista tem mais autonomia para agir em sua própria vida pessoal e profissional.

Outro benefício do protagonismo é a possibilidade de desenvolver autoestima, autoconfiança, a capacidade de trabalhar em equipe e liderar equipes, entre outras competências socioemocionais.

Como estimular o protagonismo infantil na educação?

A educação formal é um dos momentos que podem ser aproveitados para estimular o protagonismo infantil. Isso pode ser feito com crianças e adolescentes de diferentes idades nas diversas fases do processo educacional.

Na escola, o objetivo do protagonismo infantil deve ser garantir que a criança tenha direito de participar dos processos educativos, desenvolvendo autonomia e responsabilidade. Existem algumas formas de tornar isso possível. Criar regras em conjunto com os alunos, como prazos para trabalhos, é uma delas.

Outra opção é envolver os alunos ativamente em projetos pedagógicos. É possível, por exemplo, identificar temas que os alunos gostariam de aprender e abordar nos trabalhos e possibilitar que eles realizem pesquisas para adquirir conhecimento, ao invés de apenas ouvir as informações do professor.

O protagonismo infantil também pode ser trabalhado quando a escola permite que os alunos escolham entre as diferentes formas de apresentar um trabalho, a exemplo de criação de maquetes e da edição de vídeos, entre outras.

Neste post, você pode ver como o protagonismo infantil é importante para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Você também descobriu os benefícios dessa prática para os indivíduos.

O Villa estimula a autoridade de seus alunos para que eles sejam protagonistas de seu processo de aprendizado. Por meio de técnicas de aprendizagem ativas, além de adquirir conhecimentos, as crianças também desenvolvem habilidades socioemocionais relacionadas à liderança e ao trabalho em equipe.

Quer saber mais sobre esse processo? Agende uma visita no Villa e tire todas as suas dúvidas!