Acesso Restrito

Com o avanço tecnológico, o ensino de programação para crianças se torna essencial no preparo para o futuro.

Apesar das crianças de hoje já nascerem imersas na cultura digital, isso não significa que elas sabem como a tecnologia funciona. Ou, ainda, como aproveitar os recursos da melhor maneira em suas vidas pessoais e profissionais e para resolver problemas de sua comunidade.

Ao mesmo tempo, a tendência é de que cada vez mais nossa sociedade seja organizada por meio de sensores, GPSs, câmeras, tecnologias de reconhecimento e outras tecnologias. Por isso, saber programar já é considerado por especialistas como a habilidade do século.

Nesse cenário, o ensino de programação para crianças ganha destaque e começa a crescer em diversos países. Se você deseja preparar seus filhos para o futuro, continue lendo e descubra a importância e os benefícios do ensino de programação desde os primeiros anos de vida. Saiba também como o Villa prepara seus alunos para isso. Acompanhe!

Importância do ensino da programação para crianças

Até 2030, de acordo com um estudo da Universidade de Stanford, a inteligência artificial estará presente nas mais diversas áreas de nossas vidas, desde a educação até a saúde. Como resultado disso, teremos mudanças significativas nas coisas como conhecemos hoje. Aliás, já podemos ver isso se tornando realidade em tecnologias como os semáforos inteligentes em Salvador.

É por esse e outros motivos que especialistas consideram que saber programar será a habilidade do século XXI. Ensinar programação para crianças será tão importante quanto aprender qualquer outra língua. Aqueles indivíduos que ficarem de fora dessa realidade serão considerados analfabetos em um futuro próximo.

Apesar das crianças de hoje já nascerem em uma sociedade digital, isso não significa que elas compreendem como as tecnologias funcionam. A alfabetização digital, nesse caso, consiste justamente em capacitar as crianças para entender o funcionamento, saber aplicar e até mesmo criar novas tecnologias.

Por isso o ensino de programação para crianças é tão importante. Os especialistas apontam que quanto mais cedo os fundamentos de codificação forem ensinados, mas fácil é para as pessoas os assimilarem.

Em países como Japão, Finlândia, Inglaterra e Austrália, pequenos a partir de 6 e 7 anos já têm aulas de programação. Isso não significa que as crianças menores aprenderão códigos complexos, mas sim a lógica de funcionamento dos sistemas.

Muitas vezes, para solidificar o conhecimento tão abstrato, o aprendizado de programação para crianças se dá por meio de jogos e da manipulação e construção de objetos concretos, como a robótica, por exemplo.

Benefícios do ensino da programação para crianças

Além da necessidade dos indivíduos do futuro entenderem o funcionamento dos sistemas tecnológicos, o ensino de programação para crianças também é importante por outros motivos. A prática pode proporcionar inúmeros benefícios para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Em primeiro lugar, está o estímulo do raciocínio lógico e da capacidade de resolver problemas. Isso porque, para programar, é preciso organizar o pensamento em etapas objetivas e coerentes para atingir determinado objetivo.

Então, para encontrar soluções para determinados problemas, as crianças precisam usar as habilidades de análise e lógica. Futuramente, essas competências podem ser utilizadas não apenas na área de tecnologia, mas também na resolução de problemas pessoais, profissionais e da sociedade como um todo.

Essas características da programação para crianças também ajudam no desenvolvimento da criatividade. Afinal, existem diferentes formas de se chegar a um mesmo resultado e, por meio da programação, as crianças podem experimentar diversas possibilidades.

Outro benefício do ensino de programação para crianças também é a possibilidade de educá-los sobre o uso dos dispositivos eletrônicos e da internet. Eles podem aprender a utilizar essas ferramentas de forma mais eficiente e até mesmo para potencializar seu processo de aprendizagem.

Além disso, quando as crianças aprendem programação desde cedo, elas podem se tornar desenvolvedoras de jogos, aplicativos e outras soluções tecnológicas. Dessa forma, podem construir uma carreira na área de tecnologia da informação, uma das que mais crescem atualmente.

Villa Code & Maker Lab

O Villa compreende a importância do ensino de programação para crianças e, por isso, integra a tecnologia na grade curricular de seus alunos. A partir dos quatro anos, os estudantes do Villa contam com recursos didáticos para aprenderem programação, robótica e internet das coisas.

No espaço chamado de Villa Code & Maker Lab, o aprendizado está dividido em duas frentes. No CODE, habilidades cognitivas são desenvolvidas por meio de programação. No MAKER, o conhecimento abstrato da programação é concretizado por meio da manipulação e da construção de objetos concretos.

Em ambos os casos, o aprendizado dos alunos é apoiado por meio de material pedagógico, recursos diversos e currículo estruturado na disciplina Pensamento Computacional.

Neste post, você descobriu a importância do ensino de programação para crianças. Esse aprendizado pode proporcionar inúmeros benefícios para a formação integral dos indivíduos, além de ser uma importante habilidade do século XXI. No Villa, os alunos já estão sendo preparados para o futuro que os espera.

Quer saber mais? Conheça o Villa Code & Maker Lab!