
O mundo atual exige muito dos jovens do século XXI, uma geração conectada e que recebe informações diversas o tempo inteiro. Nesse contexto, uma das habilidades mais importante é o desenvolvimento socioemocional.
A maior parte das instituições de ensino possui hoje, em seu projeto pedagógico, as habilidades socioemocionais como um dos objetivos principais.
Isso porque a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece essas competências como uma das diretrizes de organização das metas de aprendizagem.
Como o próprio nome diz, as habilidades socioemocionais dizem respeito, de forma geral, a aprender a gerir as emoções de maneira inteligente. Se você está preocupado com o desenvolvimento completo de seu filho, precisa ficar por dentro desse assunto.
Então, nos acompanhe neste post!
O que é desenvolvimento socioemocional?
O desenvolvimento socioemocional parte do pressuposto de que o aprendizado vai muito além do que absorver conteúdos específicos de cada disciplina. Pelo contrário, é uma concepção mais ampla de como os alunos aprendem.
Afinal, os desafios do século XXI exigem bem mais das pessoas do que apenas conhecimento de conteúdos tradicionais, que foram ensinados ao longo dos anos de estudo. Claro que isso também é importante, mas a formação precisa ser mais completa.
Os aspectos socioemocionais envolvem compreender e administrar as emoções. Essa habilidade faz com que os estudantes tenham mais condições de enfrentar desafios de forma criativa, além de estabelecer e atingir desafios e a tomar decisões de maneira autônoma e responsável.
Muita gente se questiona se é mesmo possível aprender a gerir as emoções. As competências socioemocionais vieram mostrar que sim. É possível desenvolver, praticar e ensinar essas habilidades.
A partir de uma perspectiva da inteligência emocional, o desenvolvimento socioemocional se refere há dois tipos de comportamentos que se relacionam: a relação do aluno consigo mesmo (intrapessoal) e a relação com o outro (interpessoal).
O ponto principal é que a forma como o estudante lida com as emoções e com as relação sociais impacta diretamente no aprendizado de diversas outras habilidades.
Por que é importante no ensino médio?
No ensino médio, os alunos estão se preparando para encarar o vestibular e, posteriormente, a universidade e a vida adulta. Ou seja, é um momento de mudança na vida que mexe com os sentimentos.
Dúvidas, medos, ansiedade e insegurança costumam fazer parte do dia a dia dos adolescentes que passam por essa fase, em menor ou maior intensidade. E a instabilidade emocional interfere no aprendizado dos conteúdos que são cobrados nas provas de vestibular.
Diferentes pesquisas já mostraram que o aprendizado ocorre em um contexto social mais amplo, que vai além dos muros da escola. Isso só reforça a ideia de ser praticamente impossível separar os aspectos sociais e emocionais dos processos de aprendizagem.
Nesse sentido, as principais habilidades socioemocionais são:
- Autoconhecimento
- Autocontrole
- Consciência Social
- Habilidades de relacionamento
- Tomada de decisão responsável
A partir do momento em que os estudantes desenvolvem as competências socioemocionais, conseguem administrar melhor todas as emoções típicas da adolescência.
E, com isso, aprendem a ter mais foco, organização e desenvolvem a autoconfiança necessária para seguir em frente diante dos desafios, como o vestibular.
Quais são os pilares do desenvolvimento socioemocional?
É possível falar de, pelo menos, três pilares que sustentam o desenvolvimento socioemocional e que devem ser levados em consideração pelas instituições de ensino. São eles:
1. Emocionais
O principal pilar é saber lidar com as próprias emoções diante das diversas situações que ocorrem no nosso dia a dia. Isso significa aprender com os erros e com os acertos, saber ganhar e perder e o desenvolvimento da autoconfiança e do senso de responsabilidade, autoavaliação e autocrítica.
2. Sociais
Nosso aprendizado se dá a partir de nossas relações diárias com outras pessoas e com os diferentes ambientes em que estamos inseridos. Manter essas relações sociais de maneira saudável requer a capacidade de cooperar, colaborar, lidar com regras, além de saber se comunicar bem e resolver conflitos.
3. Éticas
Todas as nossas atitudes devem ser pautadas pela ética. Por isso, esse pilar não poderia ficar de fora. Ele diz de aprendermos a agir pensando no bem comum, sempre com respeito, tolerância e aceitação da diversidade.
Todos esses pilares estão interligados e não funcionam sozinhos em uma perspectiva ao desenvolvimento socioemocional.
Além disso, por abordarem os estudantes em sua complexidade, multiplicidade e integralidade, as competências socioemocionais não estão restritas à escola. A família também tem que participar desse processo.
E, então, viu como o desenvolvimento socioemocional contribui para preparar seu filho para as exigências e desafios do século XXI? Elas são importantes para todas as etapas da vida. Entenda o que acontece com o seu filho em cada fase da educação escolar.