
O número de brasileiros que desejam estudar no exterior está cada vez maior. Uma pesquisa da Brazilian Educational & Language Travel Association (Belta) mostrou que, em 2017, 302 mil pessoas estavam estudando fora do país. Para que esse objetivo seja alcançado, nada melhor do que estudar em uma escola bilíngue, com perspectiva internacional para que seu filho tenha oportunidades no exterior.
Afinal, os Estados Unidos é o país mais procurado e também o que mais recebe estudantes estrangeiros. Sem contar que as escolas e as universidades norte-americanas sempre estão nas listas de melhores do mundo.
As vantagens são tantas que, no Brasil, já há instituições de ensino que se preocupam com o futuro internacional de seus alunos. Elas possuem uma proposta pedagógica que favorece o intercâmbio, seja por meio do High School ou por parcerias com universidades. E isso é muito além de uma escola bilíngue.
Se você se deseja que seu filho tenha oportunidade de crescimento nacional e internacionalmente, este post é para você!
Confira tudo o que você precisa saber sobre um estudo com perspectiva internacional!
Quais as vantagens de uma escola com perspectiva internacional?
Não é à toa que muitos brasileiros procuram uma experiência em um High School. Nos Estados Unidos, o aluno tem autonomia para definir a trajetória que mais se adeque ao seu perfil e desenvolve habilidades que são um diferencial. Mas é possível encontrar escolas aqui mesmo no Brasil com perspectiva internacional.
Confira a seguir as vantagens de uma escola internacional que podem ser aproveitadas em uma escola bilíngue com perspectiva internacional.
Aluno desenvolve fluência no idioma estrangeiro
As escolas bilíngues capacitam o estudante em uma outra língua diferente da materna. No Brasil, a opção mais comum é o inglês, que abre portas para o aluno estudar e trabalhar, posteriormente, em diferentes lugares do mundo.
E o aprendizado vai além do ensino da língua em si. Os estudantes de uma escola bilíngue de qualidade participam também de uma imersão na cultura do país da língua estrangeira para que o aprendizado seja mais eficiente. Se os professores forem nativos, melhor ainda!
Experiência equivalente a uma escola americana nos EUA
Outra vantagem de uma escola bilíngue com perspectiva internacional é oferecer disciplinas equivalentes às americanas. Os alunos possuem uma experiência internacional completa sem sair do Brasil e ainda participam de aulas que compõem o currículo oficial americano.
Além disso, assim como em um High School, essas escolas possibilitam que os alunos tenham uma experiência no exterior como complemento aos estudos no Brasil. As viagens de intercâmbio não atrapalham o cronograma escolar, já que são planejados para o período de férias.
Diploma de High School
Em uma escola que, além de bilíngue, possui uma perspectiva internacional, o aluno também é preparado caso queira continuar os estudos ou fazer carreira no exterior. Essas escolas possuem dupla titulação. Ou seja, o aluno termina o Ensino Médio com diploma brasileiro e também o americano, equivalente ao diploma do High School.
Além disso, professores nativos contribuem para a imersão na língua e na cultura estrangeira. Isso ajuda para que o estudante não tenha dificuldades de adaptação quando for estudar ou trabalhar no exterior.
Diferença entre High School e Ensino Médio
Se você está pensando em matricular seu filho em uma escola de dupla titulação, é importante conhecer as diferenças entre o Ensino Médio e o High School.
Mas lembre-se que a vantagem de estudar em uma escola bilíngue de perspectiva internacional é que o diploma é válido tanto no Brasil quanto nos EUA. Isso quer dizer que a grade curricular também respeita o legislação educacional brasileira.
Vamos, então, às principais diferenças:
- Sistema de notas e pontuação: se no Brasil, normalmente, as notas são dadas em números, de 1 a 10, por exemplo, nos EUA, o sistema é de A a F, variando de acordo com a porcentagem. O ponto em comum é que as notas também incluem provas, apresentação de trabalhos e participação em sala.
- Sistema de créditos: enquanto no Brasil a grade de disciplinas é fechada, nos EUA, o aluno determina o que vai cursar. Mas há uma exigência da quantidade de créditos a serem cursados por semestre, que é definido por cada estado americano.
- Duração: o Ensino Médio brasileiro tem duração de três anos (1º ao 3º ano). Já nos EUA, são quatro anos, divididos em: freshman, sophomore, junior e sênior.
- Ano letivo: o ano escolar do High School vai de agosto a junho. As férias maiores são no meio do ano para aproveitar o verão. Há também um descanso de uma semana entre Natal e Ano Novo.
Agora que você já sabe tudo sobre o estudo em uma escola bilíngue com perspectiva internacional, que tal conhecer melhor a proposta do Villa Campus de Educação? Afinal, é possível ter vantagens de uma escola internacional sem sair do Brasil.
O Ensino Médio na instituição conta com educação bilíngue e dupla titulação, o que facilita o ingresso em universidades internacionais. Proporcione isso ao seu filho! Agende a sua visita e conheça melhor a proposta pedagógica do Villa e o High School Diploma Program!