Acesso Restrito

atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares são uma opção importante para muitos pais que precisam estender o tempo que a criança na escola. Além disso, as atividades que complementam a formação dos alunos também geram muitos benefícios para o desenvolvimento intelectual, físico, social e emocional de crianças e adolescentes.

Foi por esse motivo que preparamos este material. A seguir, saiba o que são atividades extracurriculares e qual a importância delas para o desenvolvimento das crianças, a diferença entre período estendido e integral e como funciona o Villa Club, o período estendido do Villa Campus de Educação. Siga conosco!

Importância das atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares são aquelas que não fazem parte do currículo escolar obrigatório. De acordo com a Associação Brasileira de Psicopedagogia, essas ações complementam a vida acadêmica e a tornam mais rica.

Além disso, elas também favorecem o processo de formação de crianças e adolescentes. Aulas de reforço ou idiomas, oficinas de teatro, dança, música e culinária e esportes em geral são alguns exemplos de atividades extracurriculares.

Os benefícios proporcionados aos alunos pelas atividades extracurriculares são diversos, já que elas se relacionam com aspectos cognitivos, físicos, sociais e emocionais das pessoas. Isso significa que as atividades extracurriculares ajudam a compor a formação integral dos estudantes.

Uma das vantagens desse tipo de atividade é o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Ao realizar uma atividade extracurricular, as crianças e adolescentes podem aperfeiçoar competências como autoestima, empatia, sociabilização e trabalho em equipe.

Segundo a Associação Brasileira de Psicopedagogia, esse tipo de atividade pode até mesmo aflorar determinadas habilidades dos alunos, assim como ajudar a trabalhar dificuldades deles. Um exemplo é uma criança tímida que pode melhorar sua capacidade de relacionamento interpessoal por meio do teatro.

Outro benefício das atividades extracurriculares é a interdisciplinaridade. Nessas ações, é possível praticar e relacionar conceitos teóricos de diferentes disciplinas estudadas em sala de aula. Dessa forma, a aprendizagem dos alunos se torna mais significativa.

As atividades escolares podem ainda ajudar a melhorar o desempenho escolar. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) realizou um estudo que relacionava os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com a participação de alunos em atividades extracurriculares. O estudo apontou que as notas de alunos que faziam aulas extracurriculares eram maiores que daqueles que não faziam.

As atividades que não fazem parte do currículo obrigatório geram benefícios até mesmo para os professores. Por meio delas, os alunos se tornam mais motivados a participar das atividades escolares, então o profissional também se sente estimulado a proporcionar novas experiências aos alunos. É uma relação de retroalimentação que gera inúmeros benefícios.

Ensino estendido: benefícios para os pais e para os filhos

Como não fazem parte do currículo obrigatório, as atividades extracurriculares normalmente são realizadas em turno diferente daquele no qual a criança tem as aulas tradicionais. Dessa forma, elas podem acontecer em escolas de período integral ou em período estendido às aulas. Neste tópico, apresentamos as diferenças entre essas duas modalidades.

Em uma escola de tempo integral, as crianças ficam os dois turnos na instituição de ensino, diariamente. Já no período estendido, os horários das atividades extracurriculares são mais flexíveis. É possível, inclusive, que elas não aconteçam todos os dias.

O período estendido, portanto, é ideal para que a criança possa participar de atividades extracurriculares e também passar mais tempo convivendo com sua família em casa. Ambas as experiências são importantes para a formação integral de crianças e adolescentes.

Villa Club: período estendido do Villa

O Villa Campus de Educação oferece um período estendido para os alunos desde o Grupo 2 da Educação Infantil até o 5º ano do Fundamental 1. O Villa Club, como se chama o projeto, é composto por oficinas pedagógicas inspiradas no projeto pedagógico da instituição.

Na Educação Infantil, as atividades, brincadeiras e jogos do Villa Club estimulam a coordenação motora, a percepção visual, a audição, a atenção, a interação entre as crianças e muito mais.

Já no Ensino Fundamental 1, as atividades extracurriculares do Villa Club trabalham a liderança, a comunicação oral, o trabalho em equipe, a organização do tempo e a orientação de estudos.

Um dos objetivos nessa fase é ajudar o aluno a desenvolver as competências necessárias para a produção de textos. Para isso, o ritmo de cada criança é levado em consideração no desenvolvimento das atividades.

Neste post, você descobriu o que são atividades extracurriculares e qual a importância delas para o desenvolvimento integral das crianças. Viu também a diferença entre período estendido e integral, e conheceu o Villa Club, o período estendido do Villa para crianças da educação infantil até o ensino fundamental 1.

O Villa Club é composto por oficinas pedagógicas extracurriculares, inspiradas no Projeto Pedagógico do Villa e estruturadas de acordo com a faixa etária dos alunos, desde o Grupo 2 da Educação Infantil até o 5º ano do Fundamental 1. Venha conhecer e fazer parte do Villa Club!