Acesso Restrito

teatro para crianças

As atividades extracurriculares são aquelas que não fazem parte das disciplinas escolares obrigatórias. Entretanto, elas são tão importantes quanto essas para a formação integral das crianças. Ou seja, para o desenvolvimento intelectual, físico, emocional e social dos indivíduos.

No teatro para crianças, por exemplo, uma série de habilidades e competências podem ser desenvolvidas desde os primeiros anos de vida. Se você está em busca de atividades extracurriculares para o seu filho, então continue lendo este post.

A seguir, apresentamos os benefícios das aulas de teatro para crianças e qual a idade ideal para começar. Também apresentamos o curso Ato de Teatro do Villa, um dos mais importantes da cidade para formação de novos talentos. Acompanhe!

Benefícios das aulas de teatro para crianças

As aulas de teatro para crianças não devem ter como objetivo principal a formação de artistas. Ao contrário, assim como deve acontecer em outras atividades extracurriculares, elas devem ser abordadas de forma abrangente, sendo parte integrante do projeto de formação dos alunos da escola.

Dessa forma, ao oferecer aulas de teatro para seus alunos, as instituições de ensino possibilitam que eles alcancem diversos benefícios para seu desenvolvimento pessoal e profissional. A seguir, apresentamos algumas das vantagens proporcionadas pelas aulas de teatro para crianças. Confira!

Melhora as habilidades de relacionamento interpessoal

As aulas de teatro para crianças são muito importantes para o desenvolvimento das habilidades de relacionamento interpessoal. Isso porque elas favorecem a interação entre alunos, permitem que eles trabalhem em equipe e desenvolvam empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Aperfeiçoa a capacidade de comunicação

O teatro também ajuda no desenvolvimento das habilidades de expressão verbal e corporal, fundamentais nos processos comunicativos. Assim, outro benefício das aulas de teatro é o aperfeiçoamento da capacidade de se comunicar com eficiência.

Estimula o autoconhecimento

As aulas de teatro também são muito importantes para que os alunos possam se conhecer melhor. É por isso, inclusive, que pessoas tímidas também podem fazer teatro. Dessa forma, podem conhecer e aperfeiçoar suas fragilidades. Por meio do autoconhecimento, as crianças que fazem teatro também desenvolvem autoconfiança, consciência corporal e coordenação motora.

Ajuda no desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Nas aulas de teatro, as crianças também têm a oportunidade de desenvolver habilidades socioemocionais, competências importantes para a sociedade atual. Por meio do teatro, os alunos aprendem a controlar suas emoções e a demonstrar sentimentos que não conseguem transmitir no dia a dia.

Expansão das capacidades de imaginação e criatividade

No teatro, as crianças podem criar e experimentar diferentes personagens e histórias. Isso é importante para a expansão das capacidades de imaginação, criatividade e inovação. Essas habilidades têm sido cada vez mais requisitadas pelo mercado de trabalho. Por isso, é importante promover o desenvolvimento delas entre as crianças e as aulas de teatro são uma das formas de fazer isso.

Possibilita o desenvolvimento de habilidades cognitivas

As aulas de teatro para crianças também impulsionam o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Algumas delas são a memória, a atenção e a concentração. Essas competências são importantes para vida pessoal e profissional das crianças. Por meio delas, por exemplo, os alunos podem se dedicar melhor aos estudos, entre outras atividades.

Amplia o senso de responsabilidade

O compromisso de trabalhar em equipe para criar, ensaiar e realizar uma apresentação de teatro é importante para ampliar o senso de responsabilidade entre as crianças. Essa competência é necessária tanto para atividades da vida pessoal quanto para as atuações profissionais futuras.

Idade ideal para começar a fazer aulas de teatro

O ideal é que as aulas de teatro comecem a ser oferecidas para crianças a partir dos cinco anos de idade. Nessa faixa etária, elas já sabem ler e podem compreender melhor a atividade. Porém, não há idade mínima obrigatória para começar a fazer teatro.

Isso porque é possível adaptar as aulas para cada faixa etária, inclusive para aquelas crianças que ainda não sabem ler. Algumas formas de fazer isso são por meio de brincadeiras, jogos teatrais e atividades de improviso, entre outras possibilidades.

Oficinas de teatro para crianças do Villa Campus de Educação

O Villa Campus de Educação reconhece a importância das aulas de teatro para crianças. Por isso, oferece oficinas dessa atividade para seus alunos com o objetivo de aprimorar as capacidades de expressão, comunicação e autoestima deles.

Nas oficinas, os alunos podem desenvolver:

O curso Ato de Teatro é oferecido no teatro da instituição, o Teatro da Cidade, que se localiza no campus de educação. Dessa forma, os estudantes podem atuar em um teatro de verdade e ter um contato mais direto com a realidade artística.

As oficinas de teatro do Villa são coordenadas pela atriz e diretora teatral André Elia. Ela é uma profissional de referência na formação artística de novos talentos e está há vinte e cinco anos a frente do curso Ato.

Esse é o curso de teatro que mais recebeu premiações e indicações do Prêmio Braskem de Teatro, principal prêmio da categoria no estado da Bahia. Além de contribuir com a formação do integral dos alunos, o Villa deseja que o curso Ato tenha um papel importante na renovação cultural da cidade de Salvador.

Neste post, você viu que as aulas de teatro para crianças são muito importantes. Elas permitem o desenvolvimento de diversas habilidades e competências necessárias para o bom desempenho na vida pessoal e profissional dos alunos.

Você também descobriu que não existe idade mínima para matricular as crianças em aulas de teatro, mas é importante que cada caso seja analisado de acordo com as características das aulas.

Possibilite isso ao seu filho! Agende agora uma visita no Villa Campus de Educação e conheça de perto tudo que a escola tem a oferecer!