
Toda criança, para um bom desenvolvimento infantil, necessita de cuidados específicos em cada fase da vida. Esses cuidados devem ter como ponto de partida um ambiente acolhedor e harmonioso, que possibilite à criança experiências diversas típicas da infância.
Não somente o lar deve ser esse lugar de acolhimento. A escola, principalmente, é um lugar chave do desenvolvimento infantil, uma vez que lá é onde a criança passa boa parte do seu dia.
Cada aspecto conta. A infraestrutura e segurança que a escola oferece, os espaços reservados para o lúdico e como cada ambiente está posicionado para que a criança explore e aprenda.
Entenda melhor como ambiente escolar e desenvolvimento infantil se relacionam e tenha certeza de oferecer a experiência mais rica possível ao seu filho.
O que é o desenvolvimento infantil?
Todos nós somos seres em desenvolvimento. Na infância, no entanto, esse processo é muito mais intenso, já que as habilidades e competências da criança ainda não estão formadas.
O desenvolvimento infantil é caracterizado por alguns marcos que influem de forma decisória no que a criança será no futuro. Ele abarca o desenvolvimento físico, o cognitivo, o social e o afetivo.
Mas por que se atentar para o desenvolvimento infantil? Simples, porque cada fase da vida da criança demanda cuidados específicos. O psicólogo Jean Piaget fez descobertas interessantes sobre o assunto, chegando a conclusão de que é possível dividir as etapas do desenvolvimento infantil em quatro — a sensório-motor, a pós-operatória, a operacional-concreta e a operacional-formal.
Exploraremos cada uma dessas etapas e sua relação com a escolha da escola a seguir.
Fase sensório-motor
Essa fase do desenvolvimento infantil é caracterizada pela descoberta de novas sensações. A comunicação nesse momento é basicamente feita por expressões corporais, muitas vezes incompreensíveis aos pais, como o choro, a careta, o grito e as palavras curtas.
Crianças entre 0 e 2 anos passam por essa fase e necessitam de atenção especial. A escola que recebe essas crianças deve possuir uma estrutura bastante acolhedora, com tutores capazes de compreender as necessidades individuais de cada bebê.
Vai colocar a criança de até dois anos na escola? Observe se ela oferece espaços adequados para a higiene, soneca e alimentação. Além disso, veja se a escola conta com um atendimento individualizado à criança.
Fase pós-operatória
O foco da fase pós-operatória são as experiências individuais. Crianças entre 2 e 7 anos costumam viver em seu próprio mundinho, o que não é ruim, já que isso possibilita a criação da identidade e de como o sujeito se mostra para o mundo. O desenvolvimento da fala e a brincadeira tipo “faz de conta” fazem parte dessa experiência.
Para possibilitar que a criança desenvolva tudo o que essa fase possibilita, opte por instituições que possuem foco no brincar. O aprender deve ser uma consequência do lúdico e não uma obrigação.
E a escola nisso tudo? Bem, ela deve oferecer um ambiente de descobertas, colorido e familiar. Também é importante que ela ofereça atividades extracurriculares, como aulas de dança.
Fase operacional-concreta
Chegamos à etapa dos 8 aos 12 anos, marcada pelo início do pensamento concreto. Nesse momento, conceitos abstratos são pouco compreensíveis e a criança tende a universalizar tudo.
Aqui, há uma maior compreensão de assuntos que envolvem a moral. O senso de justiça é formado e a criança sai um pouco daquele mundo que é só seu.
Para desenvolver o senso moral e a sociabilidade, é importante que a escola trabalhe questões importantes, como o trabalho em grupo. Para isso, ela deve oferecer atividades esportivas, que estimulam valores éticos e a disciplina.
Fase operacional-formal
Por fim, temos a fase que se dá a partir dos 12 anos, em que a criança passa a ver o mundo a partir de conceitos mais abstratos e até mesmo a partir da percepção de outras pessoas. Atividades até então difíceis de lidar, como conceitos matemáticos e da informática complexos, passam a ser mais fáceis.
A escola deve possuir uma estrutura que favoreça experiências ricas e que aumentem a visão de mundo. Oferecer um ensino bilíngue, por exemplo, ajuda a ver o mundo “pelos olhos do outros”, estimulando valores sociais e éticos.
É importante dizer que essas fases são aproximadas e que cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento infantil. Assim como a escola deve fornecer uma experiência rica e acolhedora, independentemente da idade da criança.
Ter atenção ao espaço em que seus filhos estão inseridos é uma ótima forma de potencializar o desenvolvimento infantil! Não deixe de conferir a estrutura do Villa Campus de Educação e saiba tudo o que ela oferece.