
Que a leitura é fundamental para a aquisição de conhecimento ninguém tem dúvida. O que pouca gente faz é parar para pensar na importância da biblioteca escolar. Pode parecer óbvio, mas a associação entre a leitura e uma boa biblioteca poucas vezes acontece.
As bibliotecas vão muito além de espaços onde os alunos escolhem os livros e passam algum tempo lendo. É importante entendê-las também como espaços de aprendizado e aquisição de conhecimento.
Por isso, uma biblioteca escolar acolhedora e atraente só tem a contribuir com a formação integral dos seus filhos. Se você está preocupado com isso, este post é para você.
Vamos abordar como deve ser a biblioteca escolar ideal. Confira!
Como a biblioteca escolar pode influenciar no aprendizado do seu filho?
Antes de abordarmos como a biblioteca escolar deve ser organizada e planejada, vamos falar da importância do espaço para o aprendizado de crianças e adolescentes.
As pessoas que desenvolvem o hábito de leitura desde cedo vão ter muito mais facilidade para adquirir conhecimentos diversos ao longo da vida. E é na biblioteca que os alunos têm contato com os livros e com todo o universo que os cercam: histórias orais, fantasias, cantigas de roda e folclore.
A importância da biblioteca escolar não está no simples fato de ser o local onde estão os livros da escola. Mas também nas diversas possibilidades de recursos didáticos que esse ambiente oferece, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.
Para que a biblioteca seja aproveitada de maneira mais efetiva, os professores devem estar atentos a cada faixa etária para propor atividades que condizem com o ano escolar dos seus alunos. A participação dos bibliotecários no planejamento das atividades também pode ser interessante e trazer boas contribuições.
Outro ponto é dar autonomia aos alunos. As atividades na biblioteca não devem ser impostas. Os alunos devem gostar de estar ali e não fazer nada só porque são obrigados. Eles precisam ter liberdade para manusear os livros e escolher aqueles que consideram mais interessantes.
Isso quer dizer também que a biblioteca deve ser incluída no currículo pedagógico, como um espaço que apoia e fortalece a trajetória de aprendizagem dos alunos. Tanto estudantes quanto professores e outros funcionários precisam entender a biblioteca como uma das portas para o conhecimento.
A escola do meu filho possui uma biblioteca bem estruturada? Veja como avaliar
Para que todos os benefícios que uma biblioteca escolar pode trazer sejam bem aproveitados, é necessário que esse espaço seja bem planejado e adequado. Ele precisa ser convidativo à interação dos alunos, além de levar em consideração as diferentes faixas etárias dos estudantes.
Por isso, na hora que você visitar a escola do seu filho, fique atento também ao espaço da biblioteca. Confira algumas características que você precisa observar:
1. Ambiente de estudos individual e coletivo
Uma boa biblioteca escolar deve ter espaços diferenciados para atividades coletivas e para o estudo individual. Isso porque a necessidade de concentração vai variar de acordo com a faixa etária e com o tipo de atividade que o aluno precisa desenvolver. No caso do estudo individual, o espaço deve ser tranquilo e silencioso.
2. Limpeza e ventilação do local
Como qualquer outro ambiente de estudo, a biblioteca escolar precisa estar limpa e bem ventilada. Afinal, o espaço para atividades escolares tem que ser agradável e proporcionar tranquilidade e bem-estar. Um ambiente escuro, por exemplo, não desperta o interesse dos alunos e atrapalha a concentração.
3. Opções de entretenimento
Uma biblioteca escolar não se faz apenas com estantes e mais estantes de livros. Esse ambiente é a porta de entrada dos alunos ao universo da leitura e, por isso, precisa ser atraente.
Para proporcionar uma interação mais completa, a biblioteca também precisa ter opções de entretenimento, como materiais lúdicos, jogos, contação de histórias e oficinas pedagógicas.
4. Programas de incentivo à leitura
Oferecer um ambiente agradável e acessível aos alunos já é um passo fundamental para incentivar a leitura.
Mas, se a biblioteca contar com outras estratégias, melhor ainda! É importante que a escola tenha uma programação periódica de atividades com esse fim, como saraus, recitais de poesia, encontro com autores e leitura em voz alta.
Agora que você já conhece a importância da biblioteca escolar para a educação de seu filho, Saiba por que é importante avaliar esse espaço durante a escolha da escola para seus filhos.