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O desenvolvimento de competências socioemocionais tem ganhado cada vez mais espaço entre os profissionais de educação. Isso porque exercícios de repetição e memorização para o aluno alcançar bons resultados estão dando lugar a uma abordagem educacional mais ampla e completa.

As competências socioemocionais fazem parte de um processo de aprendizagem, no qual o aluno aprende a refletir sobre o conhecimento e a aplicá-lo ao longo da vida, tudo isso alinhado ao currículo escolar. Ao invés de apenas decorar conceitos, fórmulas e outros conteúdos, o estudante aprende a lidar também com as emoções e a desenvolver autonomia no aprendizado.

Se você é daqueles pais que se preocupam com a formação completa dos seus filhos, confira este post e fique por dentro dessa nova e importante tendência nas escolas!

A importância das competências socioemocionais

É praticamente impossível separar os aspectos sociais e emocionais da aprendizagem. O ambiente e a forma como os alunos interagem estão diretamente relacionados ao sucesso na escola. Isso significa que o aprendizado se dá em um contexto social, que deve ser favorável a ele, ou seja, saudável e seguro.

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais são fundamentais para que os alunos, futuros profissionais, aprendam a lidar com as adversidades e desafios que aparecem ao longo da vida.

As competências socioemocionais contribuem para que os alunos sejam capazes de:

  • Expressar sentimentos e emoções de maneira saudável e autônoma.
  • Trabalhar coletivamente e atuar em grupo, construindo relações saudáveis, baseadas no respeito à diversidade e na solidariedade.
  • Conhecer e respeitar as regras para uma boa convivência social

A partir dessas habilidades, os estudantes passam a se conhecer melhor e a ter mais segurança para se posicionar e interagir com outras pessoas. E esses impactos positivos estão presentes em diferentes esferas da vida. Conheça algumas delas:

  • Processos de aprendizagem: o ambiente favorável à educação permite que os alunos tenham bons resultados também nas disciplinas mais tradicionais do currículo, como português e matemática.
  • Desenvolvimento integral: ao se focar em uma preparação para o mundo, as competências socioemocionais contribuem para formar estudantes capazes de atuar no mundo de forma crítica e ética.
  • Promoção da equidade: os estudantes aprendem a olhar para o mundo de maneira mais ampla e solidária, se interessando pelo outro e propondo soluções para problemas sociais mais gerais.
  • Mudança cultural: o currículo e a escola vão além da mera aquisição de conteúdos diversos, a partir da valorização de atitudes cidadãs e de uma cultura de paz.

Agora que já falamos de maneira geral das competências socioemocionais, na próxima seção, vamos abordar especificamente as cinco principais. Vamos lá!

As 5 competências socioemocionais

São várias as competências socioemocionais, mas cinco delas representam os pilares. Todas incluem os diferentes contextos que fazem parte da vida de um aluno, como a escola, a casa e a comunidade. Confira quais são:

1. Autoconhecimento

É capacidade de reconhecer e conhecer bem as próprias emoções, os valores e os pensamentos para, a partir disso, compreender como eles influenciam o comportamento diante das situações.

O autoconhecimento permite que o aluno seja capaz de olhar a si próprio e saiba reconhecer suas limitações e suas qualidades, com bom senso e confiança. Nesse sentido, o autoconhecimento tem a ver com: autopercepção; identificação das emoções; autoconfiança; e auto-eficácia.

2. Autocontrole

A partir de momento que se reconhece emoções, pensamentos e valores, os alunos se tornam capazes também de controlá-los, no sentido de saber reconhecer quando atrapalham ou quando contribuem para diferentes situações.

O autocontrole é importante para saber lidar com o estresse, a ansiedade e impulsos que podem ser prejudiciais. Dessa forma, o aluno mantém o foco nos seus objetivos e usa as emoções a seu favor.

Assim, o autocontrole está relacionado a: controle de impulsos; autodisciplina; automotivação; definição de metas; e planejamento e organização.

3. Consciência Social

É a capacidade de trabalhar coletivamente, sempre em cooperação e empatia com os colegas. A consciência social também é importante para que os alunos aprendam a lidar com a diversidade, seja de cultura, valores ou origens.

A partir de uma leitura adequada do ambiente e da situação, a criança se torna capaz de agir de acordo com as normais sociais e princípios éticos. A consciência social está, portanto, relacionada a compromisso social, respeito pelos outros e empatia.

4. Habilidades de relacionamento

É a capacidade de manter relacionamentos saudáveis com outras pessoas, mesmo que diferentes. Para isso, o aluno aprende a se expressar com clareza, a ouvir bem, a resolver conflitos e a oferecer ajuda aos outros.

Essa habilidade tem a ver com percepção social, comunicação, trabalho em equipe, e construção de relacionamento.

5. Tomada de decisão responsável

É a capacidade de fazer escolhas conscientes e construtivas, baseadas em padrões éticos e em normas sociais. Isso só é possível a partir de uma avaliação realista das ações e suas consequências, e da relação com o bem-estar próprio e coletivo.

A tomada de decisão responsável está relacionada às seguintes ações: identificação de problemas; análise de situações; responsabilidade e reflexão.

É claro que todas as cinco habilidades estão diretamente relacionadas e não funcionam isoladamente. Até porque a proposta das competências socioemocionais é promover o desenvolvimento integral dos alunos. Para saber mais sobre esse assunto, assista o vídeo de Amyr Klink e veja como as habilidades socioemocionais ajudam a superar os desafios da vida

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