Brincar é tão bom que, mesmo quando adultos, vez ou outra queremos experimentar a sensação prazerosa de pular corda, jogar queimada entre outras brincadeiras que aprendemos na infância.
Para as crianças, brincar é a vida! E por meio de toda essa diversão é possível proporcionar aos pequenos um mundo infinito de aprendizado e boas experiências.
Vamos entender, nesse artigo, como as brincadeiras na educação infantil ajudam no desenvolvimento e no aprendizado das crianças e conhecer algumas opções interessantes.
A importância das brincadeiras na educação infantil
As brincadeiras possuem um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças.
A pedagogia moderna a utiliza para fins educacionais, uma vez que é um elemento de motivação que torna o aprendizado mais agradável e fácil.
É o princípio de ensinar por prazer, máxima que foi inventada depois da descoberta de que as crianças aprendem melhor e mais rapidamente se o fizerem de uma forma divertida e sem estresse.
Os benefícios das brincadeiras na educação infantil
As brincadeiras são atitudes que caracterizam praticamente qualquer atividade da infância e estão diretamente relacionadas ao crescimento e amadurecimento da criança pelas seguintes razões:
- Faz com que a criança se sinta bem e se expresse livremente;
- Melhora o relacionamento social;
- Ajuda a adquirir responsabilidades e senso crítico;
- Promove a conexão com o mundo dos adultos;
- Promove o conhecimento de sua própria cultura;
- Transforma a realidade e explora o mundo ao seu redor;
- Desenvolve a imaginação e criatividade.
De acordo com pesquisadores especialistas, a atividade lúdica contribui para o desenvolvimento de 6 aspectos fundamentais da personalidade da criança:
- Físico-motor: Aumenta a força e o desenvolvimento muscular, além de auxiliar na sincronização dos movimentos, melhorando a precisão gestual e a linguagem;
- Intelectual: Facilita a compreensão de situações, a antecipação de eventos, a resolução de problemas e a elaboração de estratégias;
- Criativo: Estimula a imaginação, o pensamento simbólico e desenvolve habilidades manuais;
- Emocional: Potencializa a assimilação e amadurecimento das situações vivenciadas, ajudando a superar as de natureza traumática;
- Social: Auxilia no aprendizado das regras de convivência;
- Cultural: estimula a imitação de modelos de referência do contexto social em que a vida cotidiana acontece, o que dependerá de fatores como a área geográfica, as condições climáticas ou a época histórica.
O ensino-aprendizagem por meio das brincadeiras na educação infantil
Os jogos podem ser oportunidades para entrar no maravilhoso mundo do conhecimento.
No contexto de sala de aula, muitas vezes ocorre que alguns alunos apresentam dificuldades de interação durante o aprendizado, o que é evidente nos processos de atenção, concentração e comportamento durante as atividades.
Com o uso de jogos e a implementação de atividades dinâmicas de impacto, é possível melhorar substancialmente esses processos.
Exemplos de brincadeiras para reforçar a educação infantil
Hoje em dia, a tendência é que as brincadeiras as quais as crianças têm acesso estejam na tela do tablet ou smartphone.
Para estimular o aprendizado por meio de atividades dinâmicas e desconectadas, vale apostar em algumas brincadeiras tradicionais, que ajudam no desenvolvimento e nunca perdem a graça. Vamos ver algumas?
Captura à bandeira, Pique bandeira ou Bandeirinha
Nessa brincadeira, deve-se dividir as crianças em dois times. Cada um deles deve colocar uma bandeira no fundo do seu campo.
O objetivo é conseguir capturar a bandeira do outro time sem ser tocado por nenhum de seus integrantes.
Amarelinha
Uma grade em forma de cruz com quadros numerados é pintada no chão e os jogadores atiram uma pedra sobre ela.
Em seguida, os participantes devem pular em cada quadro, com um pé só, utilizando apenas os campos duplos para recuperar o equilíbrio.
Deve-se recuperar a pedra sem pisar onde ela caiu. É uma brincadeira que desenvolve, ao mesmo tempo, raciocínio, coordenação, agilidade e força.
Caí no poço (Quem te tira? Meu bem)
Essa brincadeira ajuda a desenvolver a confiança nos colegas.
A criança, com os olhos vendados, deve escolher um amigo, que vai sendo apontado por outro colega, para ajudá-lo a sair do poço.
Boca de forno
Uma pessoa é o mestre que, com os outros participantes, travam o seguinte diálogo:
- MESTRE: boca de forno!
- DEMAIS: forno!
- MESTRE: cozinhando um bolo!
- DEMAIS: bolo!
- MESTRE: vão fazer tudo que o mestre mandar?
- DEMAIS: faremos todos!
- MESTRE: e quem não fizer?
- DEMAIS: levará um bolo!
Em seguida, o mestre manda que façam alguma atividade ou busquem alguma coisa.
O primeiro a chegar será o novo mestre e os demais pagarão alguma prenda escolhida por ele.
Cama de gato
Essa é uma brincadeira de origem asiática que consiste em trançar um barbante entre os dedos formando várias figuras.
Em uma variação, usa-se um elástico preso nas pernas de duas crianças, e outra vai passando sobre ela, criando as figuras com os movimentos das pernas.
As brincadeiras na educação infantil ajudam a deixar a formação das crianças mais leve, dinâmica e interferem diretamente na motivação dos pequenos em aprender.
Quer saber mais sobre atividades lúdicas e conhecer uma escola que preza pelo protagonismo infantil, além de contar com diferenciais inovadores? Baixe o Book do Villa e saiba mais o que um verdadeiro campus de educação pode proporcionar ao seu filho!!


