Icone -

O sono é essencial para a saúde e o desenvolvimento da criança. As crianças que contam com a hora da soneca se desenvolvem melhor e são menos propensas a problemas comportamentais e irritabilidade. Por isso é imprescindível que os pais ajudem seus filhos a desenvolver bons hábitos de sono desde cedo.

Na escola, a hora da soneca também é muito importante para os pequenos que permanecem em período integral e deve haver sempre um espaço tranquilo e aconchegante para garantir um sono tranquilo.

Interessado no assunto? Continue a leitura e os muitos benefícios da hora da soneca!

Por que a hora da soneca deve ser estimulada nesta fase?

Para os mais pequenos, o descanso durante o dia é tão importante quanto o da noite. O hábito de cochilar traz grandes benefícios para as crianças. Durante os primeiros quatro ou cinco anos de vida, recomenda-se que elas descansem um pouco após a refeição, pois essa rotina tem um impacto positivo em seu desenvolvimento.

A soneca facilita a recuperação da energia e melhora o humor. Esse momento do dia funciona como uma espécie de “reinício” para as atividades da segunda parte do dia.

De acordo com pesquisas sobre sono, a perda de tempo de sono prolongada na primeira infância está relacionada ao baixo desempenho escolar. Além disso, pouco sono durante os primeiros quatro anos pode causar atraso no desenvolvimento das habilidades de fala.

Qual a importância da hora da soneca para a primeira infância?

O cochilo é essencial para os nossos pequenos, há muitos benefícios que esse descanso traz em um dia agitado e torna-se uma necessidade fisiológica para seu desenvolvimento saudável, assim como uma boa alimentação.

  • A soneca permite um descanso e, portanto, ajuda a manter níveis ótimos de energia durante os momentos de atividade.
  • A soneca é necessária para o desenvolvimento físico, dormir bem significa que o corpo funciona corretamente, o que favorece um crescimento saudável.
  • A soneca permite assimilar as informações processadas durante o dia. O sono nos ajuda a memorizar, organizar e entender as informações.
  • O descanso contribui para uma boa saúde emocional, diminui o estresse e a ansiedade.
  • A soneca favorece o bom humor e nos ajuda a reduzir tensões e birras.

Quanto tempo a criança precisa dormir?

Algumas crianças dormem mais que as outras e isso é natural. Cada organismo é único e tem o seu próprio tempo. No entanto, podemos nos basear na média de horas de sono em cada idade para ajudar a identificar o tempo ideal para a soneca. Veja:

  • Recém-nascido: 16 a 20 horas por dia;
  • 3 semanas: 16 a 18 horas por dia;
  • 6 semanas: 15 a 16 horas por dia;
  • 4 meses: 9 a 12 horas mais dois cochilos (2 a 3 horas cada);
  • 6 meses: 11 horas mais dois cochilos (2 a 3 horas cada);
  • 9 meses: 11 a 12 horas mais dois cochilos (1 a 2 horas cada);
  • 1 ano: 11 a 12 horas mais dois cochilos (1 a 2 horas cada);
  • 2 anos: 11 a 12 horas mais uma soneca (2 horas);
  • 3 anos: 10 a 11 horas mais uma soneca (2 horas).

Há pais que optam por eliminar cochilos para crianças que têm problemas para dormir à noite, mas essa não é a solução. Não é necessário impedir que a criança durma se ela precisar. De fato, cochilar pode ajudá-los a dormir melhor à noite.

Até qual idade a hora da soneca deve acontecer?

É comum que, quando a criança já vai para a escola, o tempo da soneca seja reduzido ou até mesmo eliminado, geralmente devido à falta de espaço na nova rotina. Mesmo que essa mudança seja pertinente ao amadurecimento natural de cada idade, é preciso ter cuidado para que a hora da soneca não seja eliminada cedo demais.

Aos dois anos, a maioria das crianças ainda precisam dormir uma hora depois de comer e cerca de onze horas à noite. É aos quatro anos de idade que boa parte delas desiste do hábito da soneca e os pais podem parar de considerá-lo tão necessário.

No entanto, nesses primeiros anos, poucas crianças são capazes de resistir a um longo dia sem dormir pelo menos um pouco, e o melhor momento coincide com a “desaceleração” que crianças e adultos sentem após comer.

Aproveitar esse descanso reconfortante depois do almoço, pode evitar que, à tarde, as crianças fiquem irritadas e que possam adormecer em qualquer lugar às cinco ou seis da tarde. Se isso acontecer, será mais difícil adormecer à noite, o que pode interferir em sua disposição para a programação do dia seguinte.

Esperamos ter ajudado você a entender a importância da hora da soneca para as crianças. Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e conheça o Encontro temático do Villa!

Ícone - Matrícula
Matrícula