Icone -

A relação entre família e escola deve ser de parceria. Isso quer dizer que os pais também precisam acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos de maneira ativa. E a escola precisa estar aberta a essa participação.

Para a criança é muito importante perceber que os pais estão interessados na sua rotina escolar. Ela se sente valorizada e isso traz a segurança que ela precisa para realizar as mais diversas atividades propostas e, portanto, se desenvolver adequadamente.

Se você se interessa por esse assunto e se preocupa em acompanhar melhor a vida escolar de seu filho, nos acompanhe neste post! Nele, vamos mostrar a importância de acompanhar o desenvolvimento escolar das crianças. Confira!

As vantagens do acompanhamento dos pais para o desenvolvimento escolar

Quanto maior o acompanhamento dos pais nas experiências da criança e do adolescente na escola, melhor o desenvolvimento dos alunos. Quando os pais demonstram interesse, a criança se sente mais estimulada a aprender e a descobrir o universo novo que se abre quando está na escola. 

Vamos, então, às principais vantagens de você acompanhar o desempenho escolar do seu filho:

1. Aprimoramento do aprendizado

A casa e a escola são os dois lugares mais frequentados pelas crianças. Elas transitam entre eles levando o que aprendem de um para o outro. Por isso, família e profissionais da educação precisam estar alinhados.

Se os pais participam do aprendizado, os momentos em casa complementam os na escola e vice-versa. Isso evita ruído e descontinuidade no aprendizado. Além disso, as relações na escola são complexas para os pequenos.

É na instituição de ensino que eles começam a ter contato com pessoas diferentes e têm que aprender a lidar com isso de maneira saudável. Contando com o apoio dos pais, os pequenos se sentem mais acolhidos e desenvolvem melhor o aprendizado.   

2. Melhora do rendimento na sala de aula

Durante a vida escolar, a criança precisa absorver diferentes conteúdos de áreas diversas. É muito comum ela ter mais afinidade com certas disciplinas e mais dificuldades em outras. 

Essas dificuldades estão longe de ser um problema grave. Mas elas significam que a criança vai precisar de um incentivo a mais para enfrentar o desafio e manter a responsabilidade de entregar as tarefas necessárias.

Se os pais estão por perto, apoiando, se tornam uma motivação a mais para o estudo. Quando os pais participam desse primeiro momento, no futuro, os filhos não vão mais precisar dessa presença tão forte, pois vão desenvolver autonomia para enfrentar os desafios.

3. Evita possíveis problemas de falta de disciplina

Quando a família acompanha o desenvolvimento das crianças na escola, fica muito mais fácil identificar possíveis problemas de socialização e comportamento. Mesmo que o filho não mencione nada em casa, o diálogo com a instituição permite aos pais identificarem possíveis problemas.

Afinal, nem sempre as crianças contam tudo o que se passa, o que requer mais atenção dos pais para identificar mudanças de comportamento. Isso evita que o problema seja percebido apenas quando já tomou grandes proporções e possibilita que ele seja enfrentado de maneira mais tranquila.

A família também tem papel fundamental para ajudar as crianças a terem um olhar mais positivo em relação à escola. Os estudos não podem ser abordados como um fardo ou obrigação, mas como algo prazeroso.

A melhor forma de participar da vida escola dos filhos

Acompanhar o desenvolvimento escolar dos filhos é fundamental para o bom desenvolvimento na escola. Porém, isso não pode ser feito de maneira exagerada, é preciso ter equilíbrio. Ou seja, reuniões diárias e semanais somente no último caso. E nada de ficar pressionando as crianças.

Vamos, agora, dar algumas dicas para te ajudar a manter um acompanhamento saudável da vida escolar de seus filhos, mas sem atrapalhar a sua própria rotina corrida:

1. Mantenha uma relação próxima com a escola

Manter um diálogo constante com direção, coordenadores e professores é fundamental para saber como seu filho está na escola. Isso pode ser feito participando das reuniões de pais, de eventos e acompanhando os recados que os filhos levam para casa.

2. Ajude nas tarefas que o filho leva para casa

Tente estar presente quando seu filho estiver fazendo o dever de casa. Além de poder ajudá-lo a resolver as questões mais difícil, essa é também uma forma de mostrar que você se interessa pelo o que ela aprende. Estudar junto é sempre positivo.

3. Apresente diferentes maneiras para o aprendizado

Os pais podem contribuir para que os momentos de estudo em casa sejam mais divertidos. Mostre ao filho que existem outras possibilidades de aprender, como em jogos e passeios educativos.

Além de seguir nossas dicas, leve em consideração as diferentes fases de aprendizagem para acompanhar o desenvolvimento escolar das crianças. Entenda o que acontece com o seu filho em cada fase da educação escolar.

Ícone - Matrícula
Matrícula