Icone -

Natação, futsal, teatro, ballet, capoeira, ginástica rítmica, idiomas. Atividades complementares como essas estão cada vez mais presentes no dia a dia das crianças.

Além de integrar a formação dos indivíduos, elas ajudam os pais a organizarem o tempo das crianças de forma positiva quando esses precisam trabalhar.

No post de hoje, apresentamos o que são as atividades complementares, qual a sua importância na formação dos indivíduos e oferecemos dicas para que você saiba como escolher as atividades ideais para o seu filho. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que são atividades complementares?

Atividades complementares, também conhecidas como atividades extracurriculares, são aquelas que não fazem parte do currículo escolar obrigatório, mas podem tornar a formação dos alunos mais completa, indo além dos conhecimentos acadêmicos.

As atividades complementares podem ser de diferentes tipos. Confira alguns deles a seguir:

Jogos de raciocínio

São atividades focadas em estratégia, concentração e raciocínio lógico. Alguns exemplos de jogos de raciocínio são o xadrez, dama, o jogo da memória, o sudoku e as palavras cruzadas.

Esportes

Futebol, natação, caratê, handebol, vôlei, judô, basquete. Muitas são as opções esportivas de atividades curriculares. Sua realização ajuda no desenvolvimento motor e de competências como o trabalho em equipe e a disciplina.

Música

As opções de atividades complementares na música também são várias. Instrumentos musicais, como o violão, e danças, como o ballet, são algumas das opções. A música ajuda no desenvolvimento da coordenação motora e da capacidade de concentração, entre outras habilidades.

Teatro

Também no campo das artes, assim como a música, o teatro também é uma excelente opção de atividade complementar. Aprender a se expressar emocional e corporalmente, a se relacionar melhor com os outros e a trabalhar em equipe são alguns dos benefícios dessa atividade.

Idiomas

O fato de que dominar um segundo idioma é importante para a vida profissional já está totalmente disseminado em nossa sociedade. Mas ter aula de uma língua estrangeira como atividade complementar também ajuda no desenvolvimento cognitivo e na formação de pessoas que respeitam as diferenças culturais.

Qual a importância das atividades complementares?

Agora que você sabe o que são e conferiu alguns exemplos de atividades complementares, deve conhecer os motivos que as tornam tão importantes para as crianças em idade escolar.

De acordo com a Associação Brasileira de Psicopedagogia, as atividades complementares tornam a vivência acadêmica dos alunos mais completa e enriquecem o processo de formação dos indivíduos.

Ao falarmos sobre o desenvolvimento dos cidadãos, é importante pensar na sua formação integral, que vai além da necessidade de preparar as crianças para a carreira profissional, por exemplo.

Para além do desenvolvimento intelectual, é preciso se preocupar com a formação emocional, cognitiva e social das crianças, preparando-as para os diferentes desafios da vida, tanto profissionais quanto pessoais.

Esses aspectos podem sim ser trabalhados em sala de aula, em paralelo ao aprendizado dos conteúdos curriculares. Mas as atividades complementares têm papel importante no aprimoramento dessa tarefa.

Por meio das atividades complementares, as crianças desenvolvem aspectos cognitivos, motores e emocionais. Também têm a possibilidade de aperfeiçoar habilidades socioemocionais e intelectuais.

Alguns exemplos são as habilidades de trabalhar em equipe, ter autoconfiança, enfrentar desafios, ser disciplinado e comprometido, ter empatia e respeito às diferenças, capacidade de concentração, coordenação motora e muitas outras que contribuem para a saúde física e mental das crianças. Consequentemente, todas elas podem resultar em um melhor desempenho escolar.

Como escolher uma atividade complementar para o seu filho?

Como você pôde ver, existem diversos tipos de atividades complementares que podem focar no desenvolvimento de habilidades e competências específicas. Então como escolher a atividade ideal e a partir de que idade uma criança pode fazê-la?

Em primeiro lugar, é preciso saber que não existe idade mínima para começar uma atividade extracurricular. Por exemplo, crianças podem fazer natação antes mesmo de completar um ano de idade.

Mas você deve, sim, levar em consideração a idade do seu filho na hora de escolher uma atividade complementar. Segundo especialistas, a quantidade de dias nos quais a atividade será realizada deve ser menor nos primeiros anos de vida e pode aumentar com o passar do tempo. Além disso, é preciso observar se determinada atividade exige habilidades que a criança ainda está desenvolvendo.

Outro aspecto que deve ser considerado na escolha da atividade é o perfil da criança. Algumas podem ter mais energia para fazer mais atividades, enquanto outras podem cansar mais rapidamente.

Mas, o mais importante a ser considerado para escolher a atividade complementar é o interesse da criança. De nada adianta insistir para que ela participe de uma atividade que não gosta, pois o interesse e a motivação são fundamentais para alcançar os benefícios que apresentamos no tópico anterior.

Da mesma forma, se ela quiser desistir de uma atividade, os pais devem tentar conversar para entender seus motivos e incentivar que continue por um período, mas devem acatar a desistência caso a situação não mude e deixe a criança infeliz. Em ambos os casos, a pressão dos pais pode causar insegurança e a atividade complementar não trará resultados positivos.

Outra questão importante sobre as atividades complementares é o cuidado de não exagerar na quantidade de compromissos na agenda das crianças. É importante que elas tenham tempo para brincar e até mesmo para não fazer nada, pois esses momentos também permitem o desenvolvimento de competências como criatividade e imaginação.

Do contrário, as crianças poderão apresentar sinais de cansaço, estresse, irritabilidade e outros sintomas que podem prejudicar sua saúde emocional e até mesmo seu desempenho escolar.

As atividades complementares, como você pode ver neste post, são muito importantes para a formação integral dos indivíduos. Atividades como aulas de inglês, futsal, capoeira, ballet e natação ajudam as crianças a desenvolverem inúmeras habilidades socioemocionais, cognitivas e intelectuais.

Com as dicas que acabamos de apresentar, você poderá ajudar seu filho a escolher a atividade que mais lhe interessa e colher os benefícios dessa prática.

O Villa entende que as atividades extracurriculares fazem parte da formação do indivíduo e, por isso, oferece momentos diversos nos quais esse desenvolvimento pode acontecer.

Possibilite isso ao seu filho! Agende agora uma visita no Villa Campus de Educação e conheça de perto tudo que a escola tem a oferecer.

Ícone - Matrícula
Matrícula