Acesso Restrito

A educação das crianças e adolescentes deve ser resultado de uma parceria entre a escola e a família. Todos precisam caminhar em uma mesma direção para alcançar o objetivo de promover o melhor desenvolvimento do estudante.

Por isso, a relação entre os profissionais da escola e os familiares é tão importante. Da mesma forma, a relação entre professor e aluno possui grande impacto na educação das crianças.

Continue lendo e saiba mais sobre a importância do bom relacionamento entre discentes e estudantes. Descubra também quais são os benefícios dessa relação e como tornar esse convívio mais prazeroso e eficiente. Siga conosco!

Por que é tão importante a boa relação entre professor e aluno?

Diversas pesquisas indicam a importância de uma boa relação entre professor e aluno. Informações do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) sobre 72 países apontam que determinadas características dos professores podem potencializar a aprendizagem dos alunos.

Aquele docente que dá suporte individual aos alunos, por exemplo, ajuda-os a serem menos ansiosos diante de provas. Dessa forma, consequentemente, eles podem ter melhor desempenho nas avaliações.

Outro aspecto importante da relação entre professor e aluno é que ela pode ajudar na redução da evasão escolar, um dos maiores desafios da educação hoje. Foi o que apontou a pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a Organização dos Estados Interamericanos (OEI) e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

Vale lembrar que a falta de interesse pelos estudos que resulta na evasão já afeta metade dos jovens brasileiros de todas as classes sociais. Um professor que, além de dominar o conteúdo, sabe estabelecer diálogos e respeita a individualidade dos alunos, foi indicado pelos estudantes entrevistados como motivação para continuar frequentando a escola.

Benefícios da boa relação entre professor e aluno

Uma boa relação entre professor e aluno é imprescindível para garantir um ambiente mais favorável ao aprendizado. Relações de tensão e conflitos entre docente e estudantes impede que estes últimos possam se sentir à vontade para expressar dúvidas e participar ativamente das aulas, o que compromete seu desenvolvimento. A boa convivência entre eles, por outro lado, garante um ambiente mais saudável e enriquecedor.

Quando professores e alunos têm uma relação de confiança, crianças e adolescentes se tornam mais receptivos ao conteúdo e se sentem estimulados para estudar mais. Ao mesmo tempo em que os estudantes sentem mais disposição para aprender, os professores também se tornam mais motivados para ensinar. Ou seja, o processo de aprendizagem ganha duas vezes e seus benefícios são mutuamente sustentados.

Outro benefício da boa relação entre professor e aluno é a prevenção da indisciplina dentro da sala de aula. Muitas vezes, o professor precisa assumir o papel de gestor de conflitos no ambiente escolar.

Quando o relacionamento entre ele e os estudantes é positivo, os momentos de desavenças podem resultar em boas oportunidades de crescimento pessoal. Um exemplo é a possibilidade dos alunos aprenderem a conviver com opiniões diferentes das suas e a argumentar em defesa de seu ponto de vista.

Vale destacar que não apenas a relação do professor com o estudante é tão benéfica, mas também a relação dos docentes com os familiares. Da mesma forma, o relacionamento entre outros profissionais da escola, a exemplo dos coordenadores e assistentes, com o aluno e sua família também é importante para o desenvolvimento das crianças.

Como construir e manter uma boa relação entre professor e aluno?

Agora que você sabe qual a importância e quais os benefícios de uma boa relação entre professor e aluno, assim como de outros profissionais da escola, vamos apresentar algumas dicas para tornar esse convívio mais positivo e eficiente.

Em primeiro lugar, é importante que o relacionamento entre os estudantes e os professores seja baseado na confiança. Quando o docente é transparente com os alunos sobre os métodos de avaliação e incentiva-os a fazer perguntas em sala de aula, por mais simples que possam parecer, ele está construindo essa relação de confiança.

Dessa forma, os alunos vão se sentir confortáveis para tirar dúvidas e associar ideias. Essas ações são imprescindíveis para que o processo de aprendizagem possa ser bem sucedido.

Para propiciar um ambiente agradável e aberto a dúvidas, o diálogo deve ser sempre considerado. Os professores devem estar dispostos a ouvir os alunos e reconhecer seus interesses e habilidades individuais, assim como seus conhecimentos anteriores.

Além disso, eles devem demonstrar que se importam com os estudantes e têm prazer em ajudá-los no processo educacional. O feedback também é uma importante ferramenta para o professor nesse processo, pois permite que o profissional possa atender às necessidades específicas de cada turma.

O Villa Campus de Educação, ciente da importância da relação professores, alunos e outros profissionais da escola, incentiva o bom relacionamento entre todos. A estrutura pedagógica da instituição está sempre em busca do alinhamento necessário para possibilitar o desenvolvimento das crianças ao longo do ano.

Quer saber mais? Agende uma visita no Villa e conheça a estrutura do campus!