Acesso Restrito

Uma das maiores preocupações dos adolescentes e dos pais na hora de se preparar para a prova é com relação ao desempenho na redação do Enem. Ela consiste na elaboração de um texto dissertativo-argumentativo onde o aluno deverá demonstrar suas habilidades de escrita, construção e defesa de teses.

É importante que o estudante adquira bastante familiaridade com o estilo de redação, além de praticar muito a leitura e escrita nos anos que antecedem a prova.

Não existem fórmulas mágicas capazes de garantir um bom desempenho na redação do Enem, portanto, é preciso acompanhar os estudos dos adolescentes e ajudá-los a se preparar para desenvolver com sucesso qualquer tema que for proposto.

A seguir, preparamos um guia para ajudar o seu filho a fazer uma boa redação do Enem. Acompanhe!

Qual é a estrutura básica da dissertação-argumentativa?

Um texto dissertativo-argumentativo é composto por três partes de fundamental importância, que devem ser apresentadas na ordem correta para que as ideias sejam expostas com coerência e facilite o entendimento do leitor. São elas:

  1. Introdução: apresentação da questão sobre a qual o texto irá discorrer e do posicionamento do autor em relação a ela. Apresente o tema com precisão e sem rodeios, de forma que leve o leitor a se interessar em prosseguir com a leitura.
  2. Desenvolvimento: é a apresentação dos argumentos que defendem o posicionamento do autor sobre a questão. É normalmente a maior parte do texto e cada argumento deve ser tratado em um parágrafo específico. Cuide de dividir o espaço entre todas as ideias que você quer abordar.
  3. Conclusão: é o fechamento das ideias do autor, retomando a tese central com base nos argumentos apresentados. Apresente uma proposta que seja consistente com as ideias expostas na sua argumentação.

Preste muita atenção nessa estrutura, pois compreender e saber construir um texto dissertativo-argumentativo será, sem dúvida, um fator determinante na sua pontuação, assim como a gramática, ortografia e habilidades de interpretação de texto e exposição de ideias.

Como fazer uma boa redação no Enem?

Para fazer uma boa redação no ENEM, é preciso muito mais que domínio da língua portuguesa. Veja, a seguir, algumas dicas importantes para ter sucesso nessa nesse momento tão esperado:

 

Como o Villa ajuda na preparação para o Enem?

Para o Villa, ajudar o seu filho a se preparar para o Enem é muito importante. Por isso contamos com uma didática especial para que nossos alunos consigam arrasar na redação.

Aqui eles produzem semanalmente redações com temas programados por especialistas no ENEM, além de realizar diversos simulados com o objetivo de preparar o aluno para as provas.

Também oferecemos acesso a diversos simulados ENEM e ferramentas como:

A jornada do aluno durante toda a vida escolar também ajuda a determinar o nível de dificuldade que ele encontrará para elaborar a redação do ENEM. Por essa razão é muito importante que a leitura seja incentivada e cobrada desde os primeiros anos na escola e que seu filho estude em uma instituição que valorize sua jornada até o momento da avaliação.

Quer ajudar seu filho a se preparar da forma correta para a redação do Enem? Agende a sua visita! Conheça nossa estrutura física e pedagógica e veja como o Villa tem todo o apoio que ele precisa!