Acesso Restrito
Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental do Villa oferece uma formação com metodologia estruturada para garantir que as experiências sejam estimulantes, através de situações pedagógicas que instiguem reflexões permanentes, trabalhando competências, habilidades e valores que serão a base para a vida e para os saltos futuros. Nesse sentido, constrói no aluno o ofício de ser estudante, como protagonista de sua aprendizagem, e o ajuda a construir o seu papel na sociedade. É com essa proposta humanística que o Villa se coloca cada vez mais perto de seus alunos, entendendo suas questões dentro e fora da sala de aula e desenvolvendo nestes as suas habilidades socioemocionais.


FUNDAMENTAL I (1º ao 5º ano)

No Ensino Fundamental I, que vai do 1º ao 5º ano, acontece a chamada escolarização dos procedimentos escolares, com a alfabetização, avaliações e estímulo aos problemas e soluções. Nessa fase, a aprendizagem é realizada através de estratégias integradas, conectadas e fundamentadas nas melhores e atuais práticas pedagógicas para o desenvolvimento de competências e habilidades do pensar, imaginar, experimentar, refletir e tomar decisões no campo ético, social e moral. Neste segmento, as propostas de aulas e projetos são plurais com atividades dentro e fora da sala de aula.  Entendendo e cuidando do processo de evolução dos alunos, o Villa estimula-os a estabelecer sua própria rotina de estudo, para que se desenvolvam e para que busquem ser sempre mais.

Todos os momentos do Ensino Fundamental I são pensados para a formação, desde o intervalo até o momento de saída. A rotina desperta a curiosidade e o desejo de aprender com aulas em sala e também com momentos de exploração dos espaços educativos e recreativos, como os Laboratórios, Centro de Estudos, Biblioteca, Solário, Bosque, Sala de Jogos e Quadras.


ENSINO FUNDAMENTAL II (6º ao 9º ano)

No Ensino Fundamental II os alunos continuam no processo de amadurecimento com uma rotina diferenciada, professores especialistas em cada disciplina, avaliações semanais e outras atividades que os ajudam a desenvolver a autonomia e o preparo para o Ensino Médio. O Villa cuida desta transição aliado à uma proposta humanística, na qual o aluno é ouvido e auxiliado de acordo com as suas necessidades. As propostas de aulas e projetos são plurais com atividades em ambientes diversos, na premissa de que todos os espaços do Villa foram pensados e desenvolvidos para o aprendizado do aluno.

Ao chegar ao 9º ano, o aluno do Villa se aproxima cada vez mais de temas relacionadas ao Ensino Médio, também passa a ter acesso à avaliações sistêmicas e participa de simulados, sendo ranqueado a nível nacional. Todo esse processo garante que, ao fim do ciclo, o aluno esteja mais preparado para o Ensino Médio e seus grandes desafios.


OutrosSegmentos