Acesso Restrito

Projetos pedagógicos são muito importantes para a formação integral dos alunos. Eles permitem maior integração dos estudantes com a família e com a comunidade, e oferecem a possibilidade de desenvolver habilidades como pesquisa, solução de problemas, raciocínio lógico, pensamento crítico e muito mais.

Além disso, projetos pedagógicos também possibilitam que o aprendizado adquirido na sala de aula possa se concretizar de forma prática. Apesar dessas informações já serem comprovadas por vários estudos, apenas 11% das escolas brasileiras oferecem aulas práticas e projetos práticos — estudo o qual o projeto pedagógico do Villa se baseia como parte do processo de aprendizagem.

No Villa Campus de Educação, apoiamos os alunos no desenvolvimento de seus projetos e eventos pedagógicos. Todos seguem o Learning Process (Processo de Aprendizagem) que se baseia em algumas etapas fundamentais para envolver os alunos no projeto e possibilitar uma aprendizagem ativa.

Aqui você poderá conferir alguns desses projetos e conhecer a metodologia utilizada pelo Villa para levar os conhecimentos da sala de aula para a prática. Continue lendo!

Villa realiza diferentes projetos pedagógicos

O aprendizado vai muito além das salas de aula. Por isso, o Villa Campus de Educação compreende a importância das atividades extracurriculares para a formação integral dos indivíduos e para o seu envolvimento no processo educativo.

Criatividade, organização, espírito de equipe e cidadania são alguns dos valores que os alunos podem aprender por meio das atividades de esportes, cultura, arte e ações sociais.

O Villa também envolve a família e a sociedade nesse processo. Dessa forma, os alunos podem se tornar sujeitos ativos na sua transformação pessoal e na resolução de problemas.

Conheça a seguir alguns dos projetos realizados no Villa Campus de Educação:

Villa Plus

No Villa Plus, os melhores alunos do Ensino Médio são escolhidos para participar de cursos de aperfeiçoamento. Eles podem ser sobre diversos temas que sempre se relacionam diretamente com a reflexão sobre a escolha profissional.

Villa Plural

A Mostra de Projetos do Villa (Villa Plural) conta com a participação de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Eles fazem apresentações, experimentos e debates, entre outras ações, nas áreas de Linguagem, Artes e Cultura. Os trabalhos são desenvolvidos ao longo do semestre.

FestMat

No Festival da Matemática, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, apresentam conteúdos da disciplina de ciências exatas por meio da arte.

Entry Point

A primeira fase dos projetos é o entry point. Seu objetivo é promover a motivação com as ciências, o interesse e o envolvimento dos alunos com aquilo que eles irão aprender durante o processo.

Knowledge Harvest

Em seguida, no Knowledge Harvest, os professores devem buscar saber o que os alunos já sabem sobre o tema e o que gostariam de aprender. Dessa forma, podem adaptar as lições de acordo com o perfil da turma, o que sempre resulta em um projeto único.

Explaining the Theme

A próxima etapa é aquela que oferece aos alunos e às famílias a visão do todo que será trabalhado. No Explaining the Theme, os alunos podem fazer conexões entre aquilo que já conhecem e aquilo que vão aprender.

Research Activities

A etapa de Research Activities é formada por pesquisas experienciais e exploratórias que podem acontecer de forma individual e/ou colaborativa. Os alunos buscam se apropriar das informações por meio de abordagens como pesquisas digitais e em bibliotecas e role play (encenações).

Recording Activities

O próximo passo do projeto pedagógico, Recording Activities, consiste no processamento e na apresentação das informações que foram adquiridas na etapa anterior. As formas de fazer isso são diversas. Apresentações teatrais e musicais, gráficos, obras de arte e mapas são algumas das opções disponíveis para os alunos.

Exit Point

Todo projeto pedagógico do Villa Campus de Educação conta com uma etapa de conclusão. No Exit Point, são relembradas todas as fases do caminho, o que permite que os alunos possam compreender e celebrar o seu processo de aprendizagem.

Neste artigo você descobriu a importância dos projetos pedagógicos e dos eventos para o processo educacional. Atividades como apresentações, cursos e experimentos, permitem que os alunos possam fixar conhecimentos e desenvolver diversas competências e habilidades.

Aqui, você também pôde conhecer o Processo de Aprendizagem do Villa Campus de Educação que, por meio de seis etapas, envolve e motiva os alunos a participarem dos projetos para desempenharem um papel ativo em seu processo de aprendizagem.

Agende uma visita no Villa e conheça a estrutura e o projeto pedagógico!