Menu
Ouça o Jingle
Ouça o Jingle

Projeto Ser Mais

Projeto Ser Mais (fundo branco)

O Projeto Ser Mais nasce do desejo do Villa de ampliar a comunicação com as famílias e aprimorar nossa discussão sobre Educação. O nome deste Projeto foi inspirado numa das ideias do grande educador brasileiro Paulo Freire. A expressão “ser mais” foi usada por este teórico para indicar uma das principais vocações do ser humano, a de se desenvolver constantemente enquanto sujeito de sua própria história. Segundo ele, o ser humano é sujeito inesgotável, com muitas possibilidades. Na relação com o outro, com o conhecimento de si e a leitura do mundo, o homem tem vocação para aperfeiçoar, para buscar algo mais, transformando a si mesmo e a realidade que o cerca.

“Ser Mais”, portanto, fala da relação com o outro, com a realidade que nos cerca, do constante aprender, do se aperfeiçoar e do contribuir com o mundo. Respectivamente, fala da aproximação com as famílias, da leitura crítica em relação à contemporaneidade, da educação, da busca pela excelência e da responsabilidade com o mundo que construímos. Em resumo, “Ser Mais” tem tudo a ver com ser Villa.

 

O Programa de Formação e Comunicação Continuada tem por objetivos: 1. sistematizar e intensificar a formação dos diversos sujeitos que compõem a comunidade escolar (alunos, famílias e demais educadores); 2. melhorar a comunicação entre esses sujeitos, refinando os instrumentos e os canais utilizados e alinhando os conceitos, as expectativas, o entendimento e o discurso de cada um.

TEMAS

  • Alimentação Saudável:

– Lançamento do 2º tema do Programa de Formação e Comunicação Continuada – PFCC. Para assistir, clique aqui.

– Artigo: Família, escola e a alimentação saudável. Clique aqui

– F.A.Q. (Frequently Asked Questions). Clique aqui

  • Bilinguismo:

– Lançamento do Programa de Formação e Comunicação Continuada – PFCC. Para assistir, clique aqui.

– F.A.Q. (Frequently Asked Questions). Clique aqui

– Vídeo F.A.Q.: O que é Bilinguismo? Clique aqui e confira!

– Palestra sobre Bilinguismo. Assista!

– Características do Programa Bilíngue. Assista!

Através desse canal de comunicação, todos poderão acessar uma publicação, escrita pela nossa equipe e por outros convidados da comunidade escolar, sobre temas diversos, considerados relevantes para lidarmos com os desafios da educação na contemporaneidade e refletirmos sobre o nosso “estar/ser no mundo”.

PUBLICAÇÕES 2018

O SER PROFESSOR (clique aqui)

Juçara Lira Soares Martins – Coordenadora pedagógica; Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL); Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela UNIJORGE. Experiência em formação de professores em municípios baianos.

SOCIEDADE DA PROCRASTINAÇÃO (clique aqui)

Caio Vinicius de S. Brito é graduado em Pedagogia e mestre em Estudo de Linguagens. Atualmente é editor-assistente da Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos e é membro do Grupo de Pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogias da Resistência (REDExp) da Universidade de Brasília (UNB).

DATAS COMEMORATIVAS: PARA ALÉM DA TRADIÇÃO, OS DESAFIOS DA ESCOLA PARA PROMOVER APRENDIZAGEM (clique aqui)

Andréa Guedes é psicóloga, especialista em Projetos Sociais, pós-graduanda em MBA em Gestão Escolar pela USP. Possui formação em Mediação de Conflitos e em Neuropsicologia e atua no Villa como orientadora educacional da Educação Infantil.

 SER ESTUDANTE É SER O SUJEITO DO CONHECIMENTO (clique aqui)

Karileny Carena Lima é Pedagoga, Licenciada em Letras, pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional, especializando em MBA em Gestão Escolar. Tem experiência como professora do Ensino Fundamental II e na área educacional em conveniadas da Fundação Getulio Vargas (FGV) – SP em cursos de MBA, além de pós-graduação e Módulos Internacionais. Atualmente, é monitora de estudos do Centro de Estudos Lúcia Brito, do Villa Campus de Educação.

 

PUBLICAÇÕES 2017

 

REFLEXÕES SOBRE JOGOS DIGITAIS E APRENDIZAGEM ESCOLAR (clique aqui)

Andersen Caribé de Oliveira é professor do Villa, licenciado em História, especialista em História do Brasil pela PUC MINAS e mestre em Gestão de Tecnologias Aplicadas à Educação pela UNEB. Atualmente, desenvolve pesquisa nas áreas de Tecnologia Educacional e Jogos Digitais e Ensino de História.

A IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO DO ESTUDANTE PARA O ENEM (clique aqui)

Rita Sá é graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Tem vasta experiência em acompanhamento do processo de aprendizagem em Instituições Hospitalares e Escolares.

“EDUCATING FOR THE WORLD”: COMO A MODALIDADE DE PROGRAMA BILÍNGUE PREPARA OS ALUNOS PARA OS BENEFÍCIOS DE UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA INTERNACIONAL (clique aqui)

Ilma Côrtes Andrade é Supervisora pedagógica do Programa Bilíngue do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Villa Campus de Educação. Graduada em Letras Vernáculas com Inglês, pós-graduada em Metodologia e Práticas de Ensino e especialista em Ensino de Inglês como Segunda Língua. Vasta experiência em ensino de língua inglesa e elaboração de material didático.

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR E A SUA RELAÇÃO COM O APRENDER (clique aqui)

Bárbara Maria Vieira Bouzas Cana Brasil é Graduada em Pedagogia e Administração em ênfase escolar, Pós-graduada em Gestão Educacional e em Alfabetização e Letramento, especialista em Orientação Educacional pela Escola da Vila/SP e em Formação de Professores.

REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA (clique aqui)

Ana Cristina Mattos é Supervisora educacional do Ensino Fundamental I, do Villa Campus de Educação, pedagoga com Especialização em Orientação Educacional, pós-graduada em Metodologia e Práticas de Ensino com ênfase em Tecnologias na Educação e especialista em Psicomotricidade Infantil.

FAMÍLIA, ESCOLA E A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL (clique aqui)

Gabrielle é Supervisora Educacional da Educação Infantil, Villa Campus de Educação. Pós-graduada em Gestão Educacional, especialista em Supervisão Escolar, graduada em Educação Física pelo Instituto Federal de Muzambinho/MG, formada no Curso Básico de Filosofia para Crianças – Educação para o Pensar, do filósofo e educador Matthew Lipman. Professora desde 1998, lecionou para crianças e adolescentes. Foi coordenadora dos projetos Tempo de Despertar, Semana de Arte e Pensamento e Tempo Integral, no estado de MG.

ÉTICA E EMPREENDEDORISMO: UMA FUSÃO QUE DÁ CERTO! (clique aqui)

Max Rangel é licenciado pela UCSAL em História, pós-graduado em Sociologia do Meio Ambiente pela IBEPEX e microempreendedor na Seres Vivos Projetos Educacionais. No Villa, atua como professor de Ética e Empreendedorismo do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental.

 

PUBLICAÇÕES 2016

 

A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO PSICOMOTORA PARA O RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO (clique aqui)

Aiana Lisboa dos Santos: Pós-graduada em Psicopedagogia pela UNIFACS, graduada em Pedagogia pela UCSal. Atualmente, é professora do Villa Campus de Educação, atuando no Ensino Fundamental I.

Catia Lima de Santana: Pós-graduada em Psicopedagogia pela UNIFACS e Neuropsicologia pela Faculdade Visconde de Cairu, graduada em Pedagogia pela UFBA. Atualmente, é professora do Villa Campus de Educação, atuando no Ensino Fundamental I.

UM BOM PROFESSOR! (clique aqui)

Shirley de Andrade Costa Galvão: Professora, Pedagoga, Psicopedagoga, MBA em Gestão Estratégica Educacional e Coordenadora Educacional do Villa Campus de Educação.

BILINGUISMO: FATOS E MITOS (clique aqui)

Thais Cocchiaro Pasini: Coordenadora do Programa Bilíngue do Villa Campus de Educação. Certificada em Bilinguismo e Aquisição de Inglês como segunda língua. Experiência de 5 anos em Programas Bilíngues.

CONSUMO, MEUS FILHOS E AS MÍDIAS: ATUALIZANDO O DIÁLOGO E OS DESAFIOS (clique aqui)

Rodrigo Nejm: Psicólogo, Diretor de Educação da SaferNet Brasil, ONG dedicada à promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil. Doutorando em Psicologia Social e pesquisador do Grupo de pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade – GITS/UFBA. Membro do grupo de especialistas das pesquisas TIC Kids Online e TIC Educação do CETIC.br.

CARTA DE UMA “MAI” NO DIA DOS PAIS (clique aqui)

Daniela Martins: Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Psicóloga, Especialista e Mestre em Educação e Contemporaneidade e Doutora em Sociologia.

“EU QUERO, AGORA!” (clique aqui)

Miriam Manucci: Pedagoga e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UFBA e pelo Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo.

A COMPETIÇÃO ESPORTIVA NO CONTEXTO ESCOLAR (clique aqui)

Cristiane Negreiros Santos: licenciada em Educação Física, bacharel em Educação Física, especialista em Educação Física escolar e em Fisiologia do Exercício pela SALEM INTERNATIONAL UNIVERSITY (USA), West Virginia. Atua no Villa como professora de Educação Física.

Lucas Gonçalves de Santana: licenciado em Educação Física e especialista em Educação Física Escolar. Atua, na Rede Municipal de Ensino e no VILLA, como professor do 6º e 7º anos.

Ricardo Dantas Ramos: licenciado em Educação Física e especialista em Educação Física Escolar. Atua, no VILLA, como professor do 8º e 9º anos e como coordenador da área de Educação Física e Esportes.

OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: BREVES REFLEXÕES (clique aqui)
Verena Lira: Professora, Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e tem MBA em Gestão Escolar. Atualmente, também, graduanda em Psicologia

NA VIDA E NA ESCOLA, A MÚSICA TEM SEU LUGAR! (clique aqui)
Acácia Angélica Monteiro: Professora de Música do Villa, cantora, compositora, Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação, especialista em Arte e Educação, Bacharel em Canto e representante da Associação Brasileira de Canto na Bahia.
Maria Cristina Mota: Professora de Música do Villa, cantora, Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação, especialista em Arte e Educação e Bacharel em Canto e Letras.

O DESEJO NA ESCOLA DETERMINA O SUCESSO E O FRACASSO ESCOLAR? (clique aqui)
Daniela Oliveira: Professora, licenciada em Letras, pós-graduada em Gestão Escolar e aluna especial em Psicanálise.

PASSIVIDADE NÃO É VIRTUDE (clique aqui)
Socorro Dantas: Professora, Pedagoga e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

AS MARCAS DO (RE)COMEÇO (clique aqui)
Keila Parente: Psicóloga e especialista em Psicologia da Educação.

BULLYING: DO COMPORTAMENTO HOSTIL AO DESAFIO DA ESCOLA EM PROMOVER MUDANÇA DE PARADIGMAS (clique aqui)
Andréa Guedes: Psicóloga, Especialista em projetos Sociais, Formação em Mediação de conflitos e Neuropsicologia.

CONFISSÕES DE UMA PEDAGOGA SOBRE ADOLESCÊNCIA (clique aqui)
Maria Corrêa: Professora, Pedagoga e Especialista em Psicopedagogia.

FELICIDADE É POSSÍVEL? (clique aqui)
Verena Lira: Professora, pedagoga, Especialista em Psicopedagogia e MBA em Gestão Escolar.

 

topo

Parceiros Villa


Av. Luis Viana, 7731 - Paralela
Salvador – Bahia
41745-130

Venha para o Villa.
Matutino, Vespertino e Programa Bilíngue.
Atendimento: Segunda a sexta, das 07h às 19h.

Para acessar o e-mail corporativo, clique aqui.
Copyright © 2015 - Villa - Campus de Educação.
Todos os direitos reservados.

Para acessar o e-mail corporativo, clique aqui.
Copyright © 2015 - Villa - Campus de Educação.
Todos os direitos reservados.