Acesso Restrito

Em um mundo cada vez mais globalizado, é importante que os pais ofereçam aos filhos oportunidades pessoais e profissionais de crescimento em diferentes países do mundo. Ter um diploma internacional é uma forma de fazer isso.

Ao mesmo tempo em que conclui o ensino médio no Brasil, o aluno pode estudar o currículo americano e conquistar dois diplomas simultaneamente.

Continue lendo o post para saber quais as diferenças entre o ensino brasileiro e o americano, as vantagens de obter um diploma internacional e como o High School Diploma Program do Villa pode oferecer isso ao seu filho.

Siga conosco!

Qual a diferença entre o ensino brasileiro e o americano?

A principal diferença entre o ensino brasileiro e o americano é que no Brasil a maioria dos alunos são incentivados a cumprir um currículo e se preparar para o vestibular. Nos Estados Unidos, o objetivo do ensino é promover a reflexão sobre como os conteúdos aprendidos em sala de aula influenciam a vida dos estudantes.

Ensino Médio

No ensino médio americano, apenas as disciplinas de inglês, matemática e história são obrigatórias. Outras matérias, a exemplo de física, biologia, artes, computação ou fotografia, são opcionais. Dessa forma, o aluno pode escolher em quais áreas deseja se aprofundar.

Esse é um processo semelhante ao que foi aprovado no Brasil com a reforma do ensino médio em 2017. A proposta brasileira é que apenas língua portuguesa e matemática sejam obrigatórias.

As demais disciplinas poderão ser escolhidas pelos alunos, que podem optar por uma das cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou formação técnica e profissional.

Ensino Superior

Outra diferença entre a educação brasileira e a americana pode ser vista no ensino superior: No Brasil, é preciso decidir qual carreira deseja seguir antes de prestar o vestibular. Nos EUA, por outro lado, os dois primeiros anos da graduação são formados por disciplinas genéricas e o aluno escolhe a área na qual deseja se especializar nos anos finais do curso.

Quais as vantagens de conseguir um currículo internacional no Brasil?

Conseguir dois diplomas ao mesmo tempo, um de seu país de origem e outro internacional, possui vantagens que se aplicam a diferentes áreas da vida. Em primeiro lugar, esse tipo de formação permite que o aluno desenvolva uma fluência no idioma estrangeiro que nenhum curso oferece, pois há uma verdadeira imersão na cultura da língua estrangeira por meio de aulas realizadas por professores nativos.

Sendo assim, o estudante estará mais preparado para viver em outro país e trabalhar em organizações estrangeiras ou mesmo aquelas que atuam em nível mundial.

Ao obter dois diplomas, um brasileiro e outro aceito em diferentes países, o indivíduo também estará apto para concorrer a vagas em universidades estrangeiras em regiões como Estados Unidos, Canadá e Europa. Além disso, ainda que continue em seu país de origem, a pessoa terá grande diferencial competitivo para conquistar oportunidades de estudo e trabalho.

Como funciona o High School Diploma Program do Villa?

O High School Diploma Program do Villa Campus de Educação permite que os alunos estudem o currículo americano sem sair do Brasil. A modalidade é oferecida aos estudantes do 9º ano ao 2º ano do Ensino Médio.

Esses alunos, como destacamos no tópico anterior, tem mobilidade pessoal, profissional e acadêmica para conquistar oportunidades em diferentes países do mundo. Assim, eles podem participar de cursos no exterior, como graduação, mestrado e doutorado, de congressos internacionais e conquistar oportunidades de trabalho em multinacionais.

Corpo Docente

O corpo docente do High School Diploma Program do Villa é formado por professores nativos da língua inglesa que oferecem uma verdadeira imersão no idioma e em sua cultura. Então, as disciplinas oferecidas compõem o currículo oficial americano e são reconhecidas e validadas para que os alunos possam obter o diploma de High School junto aos órgãos reguladores americanos.

Convênio com a University of Missouri

O High School Diploma Program do Villa possui convênio com a University of Missouri, uma das 100 melhores universidades dos Estados Unidos e membro da Associação de Universidades Americanas (AAU), que conta com instituições como Harvard, Yale, Stanford, MIT, Columbia, Princeton e UCLA.

Os alunos que cumprem as disciplinas do High School Diploma Program e terminam o ensino médio no Villa Campus de Educação podem ter sua admissão garantida em cursos de graduação da University of Missouri por meio do programa Mizzou Direct.

Summer Camp!

Além disso, durante o período de recesso no meio do ano, os alunos do High School Diploma Program do Villa podem participar do Summer Camp: um programa acadêmico e cultural com duração de três semanas em uma universidade americana.

No Summer Camp, os estudantes podem participar de cursos com os professores da instituição americana e conhecer pontos históricos e culturais da cidade. Dessa forma, podem aprimorar a fluência na língua inglesa, desenvolver autonomia e participar de experiências que contribuem para a escolha profissional.

Quais disciplinas são oferecidas no High School Diploma Program do Villa?

A grade curricular do High School Diploma Program do Villa Campus de Educação segue as diretrizes do currículo obrigatório americano. Portanto, são 16 disciplinas de inglês, redação, história, economia, saúde, oratória, planejamento de carreira e mais.

Existem quatro matérias dedicadas à literatura inglesa. Análise literária, mitologia clássica, conto e romance são alguns dos temas abordados nessas disciplinas.

Existem também matérias sobre a história dos Estados Unidos e a composição do governo americano. Em disciplinas de oratória e debate, os alunos desenvolvem habilidades para se comunicar e defender seu ponto de vista.

Os destaques são as disciplinas de Planejamento de Carreira e Preparação para a Universidade. Nelas, os alunos podem identificar seus interesses e habilidades para criar planos de carreira e se preparar para escolher o curso universitário e a instituição de ensino superior onde desejam estudar.

Muitos benefícios!

Você descobriu as vantagens pessoais, profissionais e acadêmicas que uma pessoa pode ter ao conquistar um diploma internacional sem sair do Brasil. Também conheceu o High School Diploma Program do Villa, programa que oferece essa possibilidade para os alunos do ensino fundamental ao médio.

Proporcione um futuro mais expansivo ao seu filho. Agende a sua visita e conheça melhor a proposta pedagógica do Villa e o High School Diploma Program!