Acesso Restrito

A alimentação é fundamental para a formação e manutenção dos diversos sistemas presentes no corpo humano. Por meio da energia fornecida pelos alimentos, as pessoas podem desempenhar atividades diversas.

Atenção, raciocínio, memorização e outras ações fundamentais para o desempenho na escola dependem dessa energia e de fatores como vitaminas e minerais. É por esse motivo que a alimentação escolar é tão importante.

Além disso, é na escola que a criança passa a maior parte do seu tempo e realiza grande parte de suas primeiras refeições. Esses momentos são determinantes para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis ao longo da vida.

Reconhecendo essa importância, o Villa Campus de Educação oferece um projeto de alimentação saudável aos seus alunos que vai desde a elaboração de cardápios balanceados até a forma como a refeição é oferecida, além dos ambientes projetados especialmente para cada idade.

Continue lendo e descubra como o projeto de alimentação saudável do Villa funciona!

Projeto de alimentação saudável do Villa: estrutura e qualidade

O Villa Campus de Educação sabe que a conscientização sobre a alimentação saudável deve começar desde a infância e que a escola e os familiares têm papel importante na condução desse processo

Por isso, o Villa possui uma parceria com a Sodexo, uma das maiores empresas de serviços de alimentação do mundo, para garantir a melhor qualidade de alimentos e a melhor estrutura para que seus alunos possam se alimentar da maneira correta.

O objetivo do Villa com o projeto de alimentação saudável é fomentar nos estudantes o interesse por uma alimentação de qualidade e saudável. Esse interesse deve se manifestar não apenas na escola, mas também fora da instituição.

Todas as refeições oferecidas no projeto de alimentação saudável do Villa são acompanhas por um nutricionista que elabora cardápios balanceados e adequados para cada faixa etária. Esse profissional também leva em consideração as preferências dos alunos para criar as dietas.

Na hora das refeições, por meio da solução do programa, um educador nutricional realiza diversas atividades lúdicas e interativas com as crianças para incentivar os hábitos alimentares saudáveis. São utilizados recursos como fantoches e alimentos em forma de animais, entre outros.

Cardápios variados e balanceados

Para desenvolver um projeto de alimentação saudável, é importante elaborar uma dieta rica em nutrientes. Para conseguir isso, é preciso variar os alimentos que são consumidos, já que cada um deles apresenta composições diferentes.

Devem ser incluídos nos cardápios carboidratos, proteínas, frutas, verduras e legumes, por exemplo. Também é possível variar entre as diferentes possibilidades de preparação. Essa diversidade, além de fundamental para a saúde, também é importante para apresentar novos alimentos para a criança e para evitar que ela se canse de consumir determinado alimento.

O projeto de alimentação saudável do Villa considera os fatores de quantidade e variedade na hora de elaborar os cardápios. A cada mês, eles são atualizados com composições diferentes e balanceadas. Além disso, são criados planejamentos alimentares diferentes para o ensino infantil, fundamental e médio.

Estrutura adequada para cada faixa etária

Outro item importante para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis entre as crianças é o momento no qual são servidas as refeições. Em primeiro lugar, é importante criar uma rotina para que o hábito seja formado. Para isso, a alimentação deve ser feita sempre nos mesmos horários.

Além disso, o ato de comer, chamado de comensalidade, também deve ser considerado. Tempo, espaço e companhia são importantes no processo de se alimentar.

Sobre o local onde a refeição é servida, por exemplo, ele deve oferecer tranquilidade, não possuir distrações, além de ser alegre e convidativo. Afinal, o momento de se alimentar também é importante para a criação de laços entre a criança e aquilo que se come.

É por isso que o projeto de alimentação saudável do Villa Campus de Educação conta com diferentes restaurantes para acolher os estudantes de acordo com as necessidades específicas, desde a educação infantil até o ensino médio.

Neste post, você conheceu o projeto de alimentação saudável do Villa Campus de Educação. Ter uma alimentação saudável é fundamental para que os indivíduos possam se desenvolver em toda a sua potencialidade, além de impactar a saúde física e emocional dos mesmos.

Aquilo que se come nos primeiros anos de vida gera reflexos ao longo de toda a nossa vida.

Que tal fazer uma visita virtual aos espaços de alimentação do Villa? Conheça através do Tour Virtual 360º!