Menu
Ouça o Jingle
Ouça o Jingle

Biblioteca

Pagode Russo

1/34 audios

Sinopse:

Luiz Gonzaga do Nascimento (1912–1989), compositor e cantor brasileiro, conhecido como o Rei do Baião, foi uma das mais completas e inventivas figuras da música popular brasileira.

Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou as festas juninas e os forrós pé-de-serra, bem como o relato sobre a pobreza, as tristezas de sua árida terra e o sertão nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.

Admirado por músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas e Caetano Veloso, o genial instrumentista e sofisticado criador de melodias e harmonias ganhou notoriedade com as antológicas canções “Asa Branca” (1947), “Siridó” (1948), “Juazeiro” (1948), “Qui Nem Jiló” (1949) e “Baião de Dois” (1950).

O rei do baião pode ser também considerado o primeiro rei do pop no Brasil. Pop, aqui, empregado em seu sentido original, de popular. De 1946 a 1955, foi o artista que mais vendeu discos no Brasil, somando quase 200 gravações e mais de 80 milhões de cópias vendidas. Gonzagão desenhava as próprias roupas e inventava os passos que fazia no palco com os músicos. Foi também o primeiro a fazer uma turnê pelo Brasil. Antes dele, os artistas não saíam do eixo Rio-São Paulo. Gonzagão gostava mesmo era do showbiz: viajar, fazer shows e tocar para plateias do interior.

 

Disponível em:

<https://www.youtube.com/watch?v=IAWkTqqTZOw>

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga>

#para você ouvir

Parceiros Villa


Av. Luis Viana, 7731 - Paralela
Salvador – Bahia
41745-130

Venha para o Villa.
Matutino, Vespertino e Programa Bilíngue.
Atendimento: Segunda a sexta, das 07h às 19h.

Para acessar o e-mail corporativo, clique aqui.
Copyright © 2015 - Villa - Campus de Educação.
Todos os direitos reservados.

Para acessar o e-mail corporativo, clique aqui.
Copyright © 2015 - Villa - Campus de Educação.
Todos os direitos reservados.