“O caderno”

Música: “O caderno”
Compositor e Intérprete: Toquinho

 

Sinopse:
Antônio Pecci Filho (1946) nasceu em São Paulo. O apelido “Toquinho” foi dado por sua mãe, e já aos quatorze anos ele começou a ter aulas de violão. Estudou harmonia, violão clássico e orquestração.
Toquinho começou a se apresentar em colégios e faculdades e profissionalizou-se nos anos sessenta, em shows no teatro Paramount em São Paulo. Compôs com Chico Buarque sua segunda canção a ser gravada, “Lua cheia”. Em 1969, acompanhou Chico à Itália, país onde até hoje se apresenta regularmente. Seu lendário bigode foi cultivado para esconder uma cicatriz de correção do lábio leporino que possuía na infância.
Em 1970, compôs, com Jorge Ben, seu primeiro grande sucesso, “Que Maravilha”. Ainda nesse ano, Vinicius de Moraes o convidou para participar de espetáculos em Buenos Aires, formando uma sólida parceria que durou onze anos (e encerrou-se com a morte de Vinicius de Moraes), 120 canções, 25 discos e mais de mil espetáculos.
Toquinho foi muito amigo de Vinicius de Moraes e diz “Ficamos juntos até o fim”. Ele afirma isso porque moravam juntos e estava no momento da morte do eterno parceiro.
Com Vinicius, musicou o livro “A Arca de Noé”, o que resultou em dois discos “A Arca de Noé” e “A Arca de Noé 2”, lançados em 1980 e 1981, respectivamente. As músicas, com diversas parcerias, fizeram muito sucesso e participaram de vários musicais para a televisão. Foi com o poetinha Vinicius que teve sua carreira musical mais produtiva, sendo destaque a canção “Aquarela”.
O DVD do compositor encontra-se disponível para empréstimo em nossa Biblioteca.

 

Disponível em:
https://www.letras.mus.br/toquinho/87320/